Abstract:
O artigo aborda a temática
da gestão democrática na escola pública
brasileira. Ela já é garantida nos aspectos
legais e na literatura. Contudo, ainda
vive-se um abismo entre os discursos e
dispositivos legais e as efetivas práticas de
gestão democrática de forma participativa
envolvendo a comunidade escolar. Este
escrito tem por objetivo refletir criticamente
sobre as possibilidades para a efetivação
do princípio da gestão democrática em
escolas públicas, de educação básica
brasileira. A metodologia considera a
pesquisa qualitativa revisando documentos
e literatura pertinente para a consolidação
do arcabouço teórico reflexivo. E por se
falar em fundamentação teórica, além dos documentos oficiais do Ministério da
Educação do Brasil, se vale do pensamento
de Lüc, Libâneo e Paro, dentre outros
pensadores. Os resultados evidenciam uma
gestão escolar que amplia e ultrapassa os
limites da administração escolar; o amparo
legal e teórico dá segurança administrativa
e legal, contudo, as práticas de gestão
escolar democrática ainda não estão
consolidadas apresentando-se frágeis pela
ínfima participação efetiva da comunidade
escolar. Conclui-se por uma formação que
consolide a gestão democrática participativa
com a presença ativa de todos os atores
educacionais