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Investigação a associação entre motivação e aptidão física na prática de exercícios físicos em alunos de escola fundamental

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dc.contributor.author Kepler, Antônio Rogério Pastorini
dc.date.accessioned 2024-10-01T17:11:14Z
dc.date.available 2024-10-01T17:11:14Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3987
dc.description.abstract Introdução: A educação física é disciplina obrigatória e considerada prazerosa na visão da maioria dos alunos. Em mudanças constantes de uma linha mais tecnicista para uma mais focada nas práticas esportivas, no lazer, na socialização e na busca de uma vida mais saudável. Igualmente, mudanças de atitude dos alunos em relação a essa disciplina tem sido observado: desinteresse e desmotivação são alguns exemplos. Objetivo investigar evidência de associação entre a motivação e a aptidão física para a prática de exercícios em alunos da EMEF Rio Grande do Sul na cidade de Guaíba-RS. Metodologia: Os participantes do estudo foram os alunos praticantes da Educação Física, com idades entre 11 a 15 anos, dos anos finais (6o ao 9o ano), totalizando 418 alunos e destes 365 participaram, foram feitas a correlação entre os níveis de motivação e os níveis de aptidão física. Para acessar motivação foi utilizado o questionário PLOCQ (Perceived Locus Of Causality Cuestionario), escala idealizada com base na Teoria da Autodeterminação. Na aptidão física foi utilizado a bateria de testes do PROESP-BR, composta por 14 itens, distribuídos em 3 dimensões: saúde cardiovascular, saúde musculoesquelética e desempenho esportivo. Nas análises estatísticas primeiramente, foi avaliada a correlação entre o índice de autodeterminação e as 9 variáveis relacionadas à aptidão física. Foram utilizados os valores quantitativos de cada uma das nove variáveis para calcular a correlação de Pearson. Igualmente, foi avaliada se existia diferença no índice de autodeterminação entre as categorias de cada variável de aptidão física através de teste-t para variáveis com duas categorias e análise de variância para variáveis com mais de duas categorias. Resultados e discussão: após aplicado o teste de Pearson identificou-se uma baixa correlação entre o índice de autodeterminação e os valores quantitativos de cada uma das nove variáveis de aptidão física. A coleta de dados se deu tão logo a volta dos alunos ao convívio escolar, afastados por quase dois anos devido à pandemia de Covid 19. O retorno ocorreu de forma lenta e gradual, com muitas incertezas e prevenções, como a exigência do uso de máscaras na educação física mesmo em locais abertos, atendimentos constantes a alunos ansiosos e emocionalmente abalados. Ainda assim as variáveis de índice de massa corporal (IMC) e relação cintura estatura (RCE) tiveram diferenças significativas entre os grupos de “zona saudável” e “zona de risco”, acreditando-se que mesmo em tempo de pandemia com distanciamento social uma parte das famílias mantiveram os hábitos alimentares regulares em contrapartida outra sentiram a falta da orientação da escola e principalmente da alimentação escolar. No entanto, não foram observadas diferenças nas variáveis de sentar e alcançar, abdominal, seis minutos, salto horizontal, quadrado e 20 metros. Estes testes requerem o protagonismo do aluno, provavelmente, a adaptação ao retorno às aulas práticas somados à obrigatoriedade de uso obrigatório das máscaras tenham interferido nos resultados dos testes. pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.subject Educação física pt_BR
dc.subject Aptidão física pt_BR
dc.subject Exercícios físicos pt_BR
dc.subject Motivação pt_BR
dc.title Investigação a associação entre motivação e aptidão física na prática de exercícios físicos em alunos de escola fundamental pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Almerão, Mauricio Pereira


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