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A (in)visibilidade dos desafios da gestão escolar no município de Balneário Gaivota/SC: vestígios de uma memória

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dc.contributor.author Borges, Thais Valandro Martins
dc.date.accessioned 2024-10-31T22:12:09Z
dc.date.available 2024-10-31T22:12:09Z
dc.date.issued 2024
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3997
dc.description.abstract A gestão escolar não é composta por uma única atividade, de fato, trata-se de um conjunto de atividades, ações e esforços que, quando efetivos e integrados, geram vantagens para toda a comunidade escolar e para a sociedade, de modo que o papel desse profissional precisa ser compreendido e reconhecido. A educação desempenha um papel crucial na construção de uma sociedade próspera e consciente, ao abranger diferentes facetas que se entrelaçam e impactam diretamente na construção da memória social de um povo. Assim, garantir uma educação de qualidade é essencial para o desenvolvimento social, cultural e econômico de qualquer região. Nesse sentido, compreende-se que a gestão escolar é parte da escola e deve ser valorizada tanto quanto o ensino. Este estudo foi desenvolvido com o objetivo geral de analisar os elementos essenciais das diversas dimensões da gestão escolar (financeira, organizacional, pedagógica e social), no município de Balneário Gaivota, por meio da perspectiva da memória das equipes gestoras das instituições municipais de ensino. A presente pesquisa caracteriza-se por uma abordagem qualitativa, uma vez que busca entender e interpretar as memórias e perspectivas dos gestores escolares, explorando assim as dimensões profundas e subjetivas da gestão escolar no município de Balneário Gaivota. Os dados coletados evidenciaram que as memórias fazem parte de todas as atividades dos gestores e, além de uma construção do passado, atuam na formação de sua identidade como gestores, na sua capacitação, na forma como atuam, na escolha de ações e outras tantas situações. Foram realizadas sete entrevistas que deixaram contribuições para a construção de memórias dos gestores escolares. Os desafios dos gestores são muitos, não apenas atender a questões burocráticas envolvidas com suas atividades, toda a equipe escolar depende, em alguma proporção, de suas ações, o que impactará também os resultados dos alunos e os benefícios que poderão ser assegurados à comunidade escolar e à sociedade como um todo. Para isso, porém, o gestor pode precisar de suporte dentro e fora da escola, o que muitas vezes não encontra e, assim, o trabalho, sem muita ajuda ou sem o devido reconhecimento, é um dos maiores desafios. pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Gestão Escolar pt_BR
dc.subject Desafios pt_BR
dc.subject Educação Pública pt_BR
dc.subject Memoria pt_BR
dc.subject Educação Municipal pt_BR
dc.subject Centros de Educação Infantil Municipais pt_BR
dc.title A (in)visibilidade dos desafios da gestão escolar no município de Balneário Gaivota/SC: vestígios de uma memória pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Bortolaso, Ingridi Vargas


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