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Esta dissertação é um estudo sobre as contribuições da memória social e institucional
para a atuação de professores da Educação Infantil junto a alunos com características
de autismo, nomeadamente no Centro de Educação Infantil Eva Cabreira Gomes,
escola da Rede Municipal localizada em Balneário Gaivota/SC. O objetivo desta
pesquisa é desenvolver um recurso de apoio para professores da Educação Infantil e
a comunidade escolar em prol de uma educação mais inclusiva e um ambiente
facilitador para o aprendizado de crianças com características de Transtorno do
Espectro Autista (TEA). Para sua realização, a abordagem metodológica qualitativa
embasou o estudo de caso de caráter descritivo. Para a coleta de dados, foram
realizadas 11 entrevistas semiestruturadas com pessoas da comunidade escolar
vinculadas ao Centro de Educação Infantil Eva Cabreira Gomes. As entrevistas foram
registradas em gravação de áudio e, posteriormente, transcritas integralmente,
analisadas segundo a Análise de Conteúdo, que gerou três categorias. A primeira
refere-se às dificuldades enfrentadas pela comunidade escolar na atuação com
crianças com TEA, evidenciando a aceitação e/ou resistência da família sobre o
diagnóstico, a insegurança dos profissionais para a atuação junto a essas crianças,
os desafios da inclusão desses alunos em escolas regulares e as próprias
características do transtorno como as principais dificuldades observadas. A segunda
apresenta a preparação dos profissionais para atuação com crianças com TEA,
indicando a precariedade da preparação dos agentes educativos e uma possível falta
de recursos disponibilizados para a especialização dos profissionais, o que leva à
necessidade da busca por conhecimento de forma individual. A terceira estuda o
suporte recebido pela escola e suporte oferecido aos responsáveis das crianças com
TEA, apontando que ainda há um longo caminho até que haja recursos suficientes
para uma atuação efetiva, mesmo que os docentes pratiquem a "autoformação". Por
outro lado, há evidências que o suporte oferecido aos responsáveis das crianças com
TEA tem apresentado melhoras. Diante desses resultados, como Produto Final do
Mestrado Profissional em Memória Social e Bens Culturais, desenvolveu-se o Site
+Educação Inclusiva para a comunidade escolar, demais profissionais que atuam com
crianças com TEA e a comunidade em geral, com o objetivo de proporcionar uma
educação mais inclusiva e de qualidade para crianças com comportamentos
característicos do TEA |
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