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Esta pesquisa insere-se no campo de estudos em memória social, Linha de Pesquisa
Memória, Cultura e Identidade, do Programa de Pós-graduação em Memória Social e
Bens Culturais, da Universidade La Salle. Seu objeto é a inserção da ensino da Arte
nos Centros de Educação Infantil no município Balneário Gaivota, em Santa Catarina.
Os problemas de pesquisa são: Quais são as percepções de docentes do Centro de
Educação Infantil Eva Cabreira Gomes, de Balneário Gaivota, sobre ensino da Arte
no cotidiano escolar? Como a Arte, com suas linguagens, pode auxiliar na
socialização da criança na Educação Infantil? Como subsidiar docentes da Educação
Infantil do Município de Balneário Gaivota, SC, no trabalho com ensino da Arte, a partir
da Base Nacional Comum Curricular e dos organizadores curriculares do Currículo
Base do Território Catarinense? Para responder a estas questões, os objetivos do
trabalho consistem em: compreender percepções de docentes do Centro de Educação
Infantil Eva Cabreiro Gomes, de Balneário Gaivota, Santa Catarina sobre ensino da
Arte; propor atividades em ensino da Arte que promovam a socialização das crianças
na Educação Infantil, tendo como norteadores, a Base Nacional Comum Curricular e
o Currículo Base do Território Catarinense; produzir curso de formação de docentes
da Educação Infantil, da rede municipal de ensino do município de Balneário Gaivota,
com o intuito de qualificação e aprofundamento de conhecimentos sobre o tema;
elaborar um Caderno de Experiências, contendo abordagens para a prática de
diferentes linguagens artísticas para crianças da Educação Infantil. Trata-se,
metodologicamente, de pesquisa qualitativa e, teoricamente, conjuga os conceitos de
memória e ensino da Arte. Seus produtos finais consistem em: proposta de curso de
formação de professores para o trabalho com ensino da Arte na Educação Infantil no
município de Balneário Gaivota, Santa Catarina; Caderno de Experiências, como
subsídio para os docentes para o desenvolvimento de atividades em ensino da Arte
na Educação Infantil. Assim, através deste estudo, foi possível demonstrar a
importância do universo da Arte na infância, considerando-se que a rede municipal de
Balneário Gaivota (SC) não disponibiliza professor de Arte para a Educação Infantil.
Espera-se que, com a futura formação em ensino da Arte, as professoras dos Centros
de Educação Infantil do município em questão possam cultivar o aprendizado e
divulgar a necessidade de levar a Arte à Educação Infantil. |
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