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A inserção de pessoas surdas no Ensino Superior tem se mostrado complexa, pois
envolve não apenas uma adaptação estrutural e pedagógica, mas a compreensão
profunda da cultura e memória surda. O objetivo geral da pesquisa é propor alternativas
para instrumentalizar os profissionais docentes na prática de inclusão dos alunos surdos a
partir da cultura surda na perspectiva da memória surda. Foi realizada uma pesquisa
qualitativa, na qual foram analisadas nove entrevistas com professores universitários da
Universidade La Salle que tiveram experiência com alunos surdos. Os dados foram
analisados segundo a Análise Temática. Os resultados das análises indicaram a
relevância da cultura surda na prática docente, indicando para a necessidade de mudança
na formação dos professores. Além disso, a aproximação com a memória surda
mostra-se importante para a inclusão, pois ela não é limitada pela falta de audição, mas
sim enriquecida por interações visuais e culturais dentro de sua comunidade. Adotar uma
perspectiva cultural da surdez na formação de professores e intérpretes é fundamental.
Isso implica entendê-la não como uma deficiência a ser corrigida, mas como parte
essencial da identidade linguística e cultural das pessoas surdas. Além disso, é
importante reconhecer a cultura surda como dinâmica e diversa, oferecendo formação
continuada em Libras, metodologias inclusivas e com o bilinguismo como base para o
ensino-aprendizagem. Sendo assim, estratégias bilíngues, que incorporam a Língua de
Sinais e a língua escrita necessitam de uma formação adequada que inclua a cultura
surda no currículo e que leve em consideração a memória surda. Os educadores
precisam ser capacitados para desenvolver atividades que promovam a interação entre
alunos surdos e ouvintes, criando um ambiente inclusivo que valorize a todos. Como parte
do Mestrado Profissional, foi desenvolvido o produto final que culminou no Curso de
Extensão "Perspectivas da Inclusão Surda: Cultura, Memória e Sociedade", cujo objetivo
foi capacitar docentes e graduandos a promoverem uma inclusão mais consciente e
inclusiva dos surdos na sociedade. |
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