dc.description.abstract |
Este estudo está relacionado à linha de pesquisa Memória e Gestão Cultural do
Mestrado Profissional em Memória Social e Bens Culturais e tem por objetivo utilizar
a técnica de análise da imagem que tem uma de suas "vertentes" originada da área
do design para construir a Memória Social a partir dos elementos constituintes da
composição gráfica impressa na capa de disco de vinil das décadas de 1980 e 1990.
Este estudo objetiva utilizar as subestruturas do Imaginário de Durand, portadoras
de um vasto universo simbológico, que servirão de elo entre o design e a Memória
Social. A metodologia utilizada será a qualitativa, documental e exploratória,
oriundas das percepções resultantes do que se trabalhou até o presente momento,
buscando evocar a Memória Social enquadrada na capa de um álbum musical. O
que se pode perceber como resultado é a possibilidade de construir Memória Social
através da análise da imagem com técnicas do design, utilizando os símbolos
integrantes das subestruturas do Imaginário de Durand, investigando maneiras de
demonstrar de que modo ocorre tal processo. Para tanto, aproxima-se dos conceitos
de Memória Socia e cultura, com o intuito de contextualizar a temática através dos
autores Assmann, Bauman, Bosi, Candau, Halbwachs e Santos. Na área do Design,
contribuições como as de Heskett, Butler e Tischler foram essenciais para a
compreensão do design além das questões técnicas e ferramentais às quais é
cotidianamente utilizado e para a articulação do imaginário e da simbologia. Com os
campos acima citados foram utilizados os autores Durand, Chevalier e Gheerbrant.
Como produto técnico final, apresenta-se um e-book baseado no layout “coffee table
book”, tramando textos e imagens, objetivando transmitir a mensagem de que é
possível rememorar lembranças de grande parte dos objetos existentes na
humanidade, desde que se pesquise sobre o assunto e que se utilize ferramentas
para evidenciar o que se procura. |
pt_BR |