dc.description.abstract |
Esta pesquisa insere-se no campo interdisciplinar da Memória Social, dentro da linha
de pesquisa Memória e Linguagens Culturais do PPG em Memória Social e Bens
Culturais da Universidade La Salle. Seu objetivo é analisar como o uso de abordagens
lúdicas contribui para a formação de cidadãos críticos e participantes nas aulas de
Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II, visando recriar experiências de ensino
que melhorem a qualidade das aulas. A metodologia utilizada foi qualitativa, com a
aplicação de questionários a professores, elaborados para identificar suas memórias
em relação ao ensino e como essas lembranças influenciam suas práticas
pedagógicas e a aprendizagem dos alunos na última década. As memórias coletadas
foram analisadas para compreender como experiências passadas e recordaçõesreferência dos docentes moldam suas abordagens didáticas. Como produto final,
foram desenvolvidas oficinas para professores de todas as disciplinas do Ensino
Fundamental II da Escola de Educação Básica Castro Alves, realizadas durante a
semana de formação em fevereiro e julho de 2024, destacando a importância de
mudar a prática pedagógica para facilitar o aprendizado dos alunos através de
atividades lúdicas relacionadas aos gêneros textuais do componente de Língua
Portuguesa, alinhadas à BNCC. A pesquisa demonstrou que as memórias dos
professores, incluindo experiências escolares, familiares e acadêmicas, são
fundamentais para moldar estratégias pedagógicas, aprimorando o ensino e a
aprendizagem e são apresentadas como ferramentas valiosas que ajudam a
compreender as nuances do processo educativo e promovem um ambiente mais
enriquecedor na comunidade escolar. Portanto, ao considerar as memórias como
recordações-referência, pode-se entender que elas servem como pontos de referência
que guiam as práticas educativas, ajudando a construir uma compreensão mais rica
e contextualizada do processo de ensino e aprendizagem. Essa conexão reforça a
importância das memórias no desenvolvimento de abordagens pedagógicas eficazes
e na melhoria do ambiente escolar. |
pt_BR |