Abstract:
Esta tese investiga a aplicação de conceitos de gestão cultural voltados para a
captação e fidelização de público, na gestão de teatros, com foco em práticas
utilizadas por gestores, considerando experiências, motivações e memórias como
eixos centrais. A pesquisa se fortaleceu ao usar uma abordagem metodológica mista,
com análises qualitativas e quantitativas realizadas para identificar práticas eficazes e
as lacunas da literatura existente. A maior parte dos desafios que a gestão dos
museus enfrenta é semelhante àqueles que a gestão de equipamentos culturais, como
teatros, experimenta. No entanto, o que se percebe é uma lacuna na literatura sobre
como essas práticas são implementadas de fato, sobretudo em contextos brasileiros.
Os resultados sugerem que a gestão por gestores que atuam priorizando a
experiência do público, formação de plateia e o engajamento com a comunidade
aumenta as chances de captação e fidelização de público. Estratégias de valorização
de experiências e criação de locais de memória se mostraram especialmente eficazes.
Ainda assim, é visível que muitos gestores enfrentam dificuldades significativas devido
à falta de recursos e apoio institucional. Embora este trabalho revele a presença de
práticas eficazes de gestão cultural, comprova-se que a implementação dessas
práticas ainda requer atenção e formação. A geração de experiências culturais
autênticas e a criação de laços emocionais com o público são imprescindíveis para a
sustentabilidade destes equipamentos culturais. Assim, este trabalho contribui para a
literatura ao apontar práticas de gestão cultural que podem maximizar a captação e
fidelização do público de um equipamento cultural, e para o campo de atuação ao
fazê-lo.