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Apropriações digitais em face à pandemia de Covid-19 no Museu do Amanhã e na Fundação Iberê Camargo: produções e processos em tempos de isolamento social

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dc.contributor.author Lima, Tatiana Araújo de
dc.date.accessioned 2025-06-11T23:29:58Z
dc.date.available 2025-06-11T23:29:58Z
dc.date.issued 2024
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/4201
dc.description.abstract Diante da inquietação relativa ao impacto abrupto da pandemia de COVID-19 e os diferentes processos que instaura, surge o interesse em pesquisar as problemáticas enfrentadas pelos museus brasileiros ao longo desse período, buscando observar de forma mais atenta como se dão as diferentes apropriações digitais instauradas por esses espaços museais. No contexto desta pesquisa, apropriação digital é utilizada para indicar soluções digitais que tenham sido empregadas de forma original ou criativa, tendo sido ressignificadas pelos usuários, assim como incidindo como incremento da participação social, da colaboração, da cooperação e da coocriação. Na Tese, apropriações digitais foram mapeadas por meio da netnografia digital, de forma preliminar, entre 2020 e 2022, de sete espaços: Museu do Amanhã, Museu Oscar Niemeyer (MON), Fundação Iberê Camargo, Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia (MuBE), Museu da Pessoa e Museu Diários do Isolamento (MuDI). A seguir, houve aprofundamento, realizado entre 2023, 2024; quando se escolheu Museu do Amanhã e Fundação Iberê Camargo para entrevistas com seus colaboradores, respectivamente, de forma sincrônica digital on line via Google Meet e de forma presencial. A Tese desenvolvida na Linha Memória e Linguagens Culturais, tem como objetivo geral compreender as apropriações digitais utilizadas pelo Museu do Amanhã e pela Fundação Iberê Camargo, ao longo dos anos de 2020 a 2024, a partir das perspectivas de gestores e colaboradores desses espaços museais e culturais. Tais aspectos dimensionam possibilidades, compondo-se em panorama digital que foi ainda mais intensificado, em tempos pandêmicos, em vista de que várias instituições estiveram muito tempo fechadas e preocupadas em se utilizarem de ações digitais urgentes para estarem ativas e manter laços com seu público ou estreitar laços e buscar novos públicos. Torna-se relevante compreender como tais questões digitais e relativas aos desafios enfrentados por gestores e colaboradores das instituições pesquisadas, entrelaçam-se com o fato de que a pandemia de COVID-19 significou o fechamento dos equipamentos culturais para visitação pública de forma intempestiva, trazendo possíveis impactos à demanda do digital de forma contundente e transformadora, intensificando processos de experimentação e ressignificação que impactaram na rotina de trabalho e na vida pessoal desses entrevistados. As narrativas entrelaçadas ao longo da Tese são falas vívidas, compartilhadas pelos colaboradores entrevistados, contextualmente entrelaçadas com temas de relevância, trazendo originalidade e a memória viva do que se passou nesse período pandêmico ao qual sobrevivemos. pt_BR
dc.subject Memória social pt_BR
dc.subject Pandemia de COVID-19 pt_BR
dc.subject Apropriações digitais pt_BR
dc.subject Museus pt_BR
dc.subject Comunicação digital pt_BR
dc.subject Soluções digitais pt_BR
dc.subject Museu do Amanhã pt_BR
dc.subject Fundação Iberê Camargo pt_BR
dc.title Apropriações digitais em face à pandemia de Covid-19 no Museu do Amanhã e na Fundação Iberê Camargo: produções e processos em tempos de isolamento social pt_BR
dc.type Tese pt_BR
dc.contributor.advisor Mangan, Patrícia Kayser Vargas


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