dc.contributor.author |
Leipnitz, Augusto Gattermann |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2016-10-19T21:55:29Z |
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dc.date.available |
2016-10-19T21:55:29Z |
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dc.date.issued |
2015 |
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dc.identifier.citation |
LEIPNITZ, Augusto Gattermann. Proposição de melhoria da avaliação de impactos ambientais. Estudo de caso: processos erosivos das obras de duplicação da BR-116/RS, trecho Tapes-Sentinela do Sul. 2015. 100 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais) - Centro Universitário La Salle, Canoas, 2015 Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/563. Acesso em: 19 jul. 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/563 |
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dc.description.abstract |
A pesquisa, tipo estudo de caso, analisa o procedimento utilizado para supervisão
ambiental em um empreendimento rodoviário visando verificar a eficiência no
atendimento das irregularidades ambientais, oriundas de processos erosivos,
identificadas pela gestora ambiental e propõe um método alternativo para analisar a
significância dessas irregularidades, ultimando na classificação dessas em leves,
médias ou graves. O referencial teórico que embasa o estudo apresenta a evolução
do processo de avaliação de impactos ambientais no Brasil e traz conceitos sobre as
diferentes perspectivas dessa análise ambiental, tanto na etapa de planejamento
como na etapa de implantação do empreendimento. Ainda, detalha a rotina de
atividades no âmbito da supervisão ambiental de rodovias, conforme preconizado
pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. A Área Diretamente
Afetada pelo Lote 3 das obras de duplicação da BR-116/RS foi definido como o
sistema deste estudo, sendo identificadas as áreas ambientalmente sensíveis e
classificando-as no intuito de verificar áreas notadamente vulneráveis à
sedimentação ou assoreamento a partir da incidência de um processo erosivo. O
levantamento das irregularidades ambientais proporcionou subsídios para a análise
crítica do procedimento atual utilizado pela gestora ambiental, bem como serviu para
enriquecer o método de avaliação da significância e classificação das irregularidades
ambientais proposto neste estudo. O resultado demonstrou que das trinta e sete
irregularidades ambientais analisadas no estudo, vinte e cinco são impactos
previstos no EIA como muito significativos; dessas, quatorze irregularidades
ambientais foram consideradas como passíveis de aumento da eficiência. Com a
aplicação do método de avaliação de significância e consequente classificação de
irregularidades ambientais provenientes de processos erosivos proposto, espera-se
a verificação de aumento na eficiência da mitigação dos impactos ambientais,
resultando em melhorias no procedimento de proteção da qualidade ambiental do
sistema em que o empreendimento encontra-se inserido. |
pt_BR |
dc.language.iso |
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pt_BR |
dc.publisher |
Centro Universitário La Salle |
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dc.rights |
Open Access |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação de impactos ambientais |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Irregularidade ambiental |
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dc.subject |
Mitigação de impactos ambientais |
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dc.title |
Proposição de melhoria da avaliação de impactos ambientais. Estudo de caso: processos erosivos das obras de duplicação da BR-116/RS, trecho Tapes – Sentinela do Sul |
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dc.type |
Dissertação |
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dc.contributor.advisor |
Kautzmann, Rubens Muller |
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dc.degree.local |
Canoas - RS |
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dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Impactos Ambientais - PPGAIA |
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dc.publisher.country |
BR |
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