DSpace Repository

Moda, memória e direito: uma proposta à legislação para a cultura

Show simple item record

dc.contributor.author Klemt, Aline Leal Fontanella pt_BR
dc.date.accessioned 2016-11-07T22:49:04Z
dc.date.available 2016-11-07T22:49:04Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/640
dc.description.abstract O presente trabalho tem como fito compreender a moda sob um viés cultural. Aborda o conceito de moda, distinguindo-o da noção de vestuário, puro e simples, demonstrando seu papel enquanto expressão da cultura, como linguagem não verbal que é. Perpassa pelos estudos desenvolvidos no âmbito da memória social, a qual consiste em fonte da criação de moda. O estudo expõe a carga de significados que as roupas carregam, e a consequência disso como um conjunto de símbolos que compõe o cenário cultural. Expõe-se, pois, a moda enquanto fonte de memória social e, como consequência, de que forma a moda molda a nossa cultura – ou de que forma, em sentido inverso, nossa cultura tem impacto sobre ela. Num momento sem paradigmas, a moda passa hoje por uma fase de valorização, do ponto de vista econômico, um rentável produto dentre os setores da economia criativa. Confrontando-se com tal perspectiva, inquieta a aparente omissão do tema na Lei de Incentivo à Cultura Estadual, atualmente Pró-Cultura, enquanto setor passível de ser por ela beneficiado. Analisando a estrutura legal brasileira voltada à proteção e incentivo à cultura, se discorre sobre os planos governamentais e as possibilidades de implantação dos mesmos, por meios de nossos instrumentos legais, de forma a viabilizar, na prática, o incremento da moda enquanto bem cultural. pt_BR
dc.description.abstract The present study intends to analyze fashion from a cultural point of view. It covers the concept of fashion, distinguishing it from the notion of clothing, evidencing its role as cultural expression, as a non verbal language. It also deals with social memory studies, which is a source of fashion creation. The work exposes the amount of significance that clothes carry on with, and its consequence as a set of symbols that create the cultural scenario. It presents fashion as social memory expression and how it molds our culture – or, on the other hand, how culture impacts on fashion. In a time without paradigms, from an economic perspective, fashion now goes through a period of overvaluation, a profitable product among the creative economy sectors. Confronting this perspective, the omission of fashion on the State`s Culture Incentive Law, currently Pro-Cultura, since it is as an area that can be benefited by, it is questioned. Analyzing Brazilian legal structure concerning cultural protection and improvement, the study contemplates the governmental plans and the possibilities of their implementation, through existent legal instruments, in order to enable, in practice, development of fashion as a cultural asset. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Centro Universitário La Salle pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Moda pt_BR
dc.subject Memória social pt_BR
dc.subject Cultura pt_BR
dc.subject Direito pt_BR
dc.subject Lei de incentivo pt_BR
dc.title Moda, memória e direito: uma proposta à legislação para a cultura pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Bernd, Zilá pt_BR
dc.degree.local Canoas/RS pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Memoria Social e Bens Culturais (PPGMSBC) pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.contributor.advisorco Schwartz, Germano pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account