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Uma mandala viva em movimento: dez anos de danças circulares sagradas no grupo redenção de Porto Alegre (2002-2012)

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dc.contributor.author Marques Ramires, Ana Lucia pt_BR
dc.date.accessioned 2016-11-11T20:51:18Z
dc.date.available 2016-11-11T20:51:18Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/649
dc.description.abstract Esta investigação se insere nos campos da História Cultural e da Memória Social, na linha de pesquisa em Memória, Cultura e Identidade, tendo por finalidade pesquisar e identificar os processos de construção da Memória Social do Grupo Redenção de Danças Circulares Sagradas (2002-2012), registrando-os na presente dissertação, bem como em suporte audiovisual. A metodologia principal empregada consistiu em entrevistas individuais semiestruturadas (no total de vinte e duas, tendo como critério a antiguidade e importância dos entrevistados para estas danças), realizadas com quatro grupos de participantes diferentes, compostos por focalizadores e praticantes de Danças Circulares Sagradas. As entrevistas foram filmadas, gravadas, transcritas e classificadas com a identificação dos depoentes. Como referencial teórico principal utilizou-se Halbwachs e três aspectos da memória social, apontados por ele: comunidade afetiva, intuição sensível e semente da rememoração, que embasam sucessivamente os três capítulos desta dissertação. Além deste autor, destacamos também Pollak, Pesavento, Santos, Barton, Brasil, Preiss e Wosien. Os trechos dos depoimentos foram usados como citações textuais, onde se revelam os aspectos histórico-culturais, sensíveis e sociabilizadores destas danças. O produto final foi um vídeo que apresenta o tema, localizando-o no tempo e no espaço, ressaltando as imagens sobre o grupo onde a pesquisa foi realizada. pt_BR
dc.description.abstract This research belongs to the field of Cultural History and Social Memory in the line research on Memory, Culture and Identity, aiming to search and identify the construction processes of Social Memory of Sacred Dances in Redenção Group (2002-2012), registering them in this dissertation and in an audiovisual support. The main methodology used was semistructured interviews ( the total 22, taking as a criterion the seniority and importance of respondents for these dances), made with four different .groups composed by focalizers and practitioners of this kind of dance. The interviews were filmed, recorded, transcribed and classified with the identification of respondents. As a main theoretical reference was used Halbwachs and three aspects of social memory pointed out by him: affective community, sensitive intuition and seed of remembrance that support the three chapters of this work. Beyond this author also highlight Pollak, Pesavento, Santos, Barton, Brasil, Preiss and Wosien .The excerpts of testimonies were used as quotations that emphasize sensitive and socializing aspects of these dances. The final product was a video that introduces the theme, locating it in time and space, highlighting images of the group where the research was conducted. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Centro Universitário La Salle pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Memória Social pt_BR
dc.subject Grupo Redenção pt_BR
dc.subject Danças Circulares Sagradas pt_BR
dc.subject História Cultural pt_BR
dc.subject Sensibilidades pt_BR
dc.title Uma mandala viva em movimento: dez anos de danças circulares sagradas no grupo redenção de Porto Alegre (2002-2012) pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Santos, Nádia Maria Weber pt_BR
dc.degree.local Canoas/RS pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Memoria Social e Bens Culturais (PPGMSBC) pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.contributor.advisorco Graebin, Cleusa pt_BR


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