Esta dissertação apresenta um estudo de memória social, envolvendo o espaço e
construção da identidade de grupo do Instituto de Informática da Universidade
Federal do Rio Grande do Sul (INF/UFRGS). O recorte temporal é o período de 1989
a 1992, data de criação do INF/UFRGS e de sua transferência do Campus Centro
para o Campus do Vale, respectivamente. O objetivo é compreender como docentes
e servidores técnico-administrativos do INF/UFRGS reconstroem o processo de
mudança do Campus Centro para o Campus do Vale no período de 1989 a 1992. Os
marcos teóricos são estruturados com os seguintes autores: Maurice Halbwachs,
Aleida Assmann; Michael Pollak; Stuart Hall,Martin Heidegger e Milton Santos. A
metodologia apoia-se em entrevistas temáticas, semiestruturadas, e categorização
dos resultados enfocando as relações entre memória, espaço e identidade. Como
resultado, a investigação constatou que os entrevistados reconstruíram por meio de
suas narrativas o processo de mudança e de construção da identidade de grupo. A
pesquisa gerou duas produções técnicas: um informativo com registro de fotos e
textos colhidos da pesquisa e um material didático com informações teóricas
compiladas durante a pesquisa sobre a história do computador e da informática.
This dissertation presents a study of social memory, space and identity of the
Information Technology Institute of the Federal University of Rio Grande do Sul
(INF/UFRGS). The time cut is the period from 1989 to 1992. This period corresponds
to creation of the INF/UFRGS and its transfer from Campus Center to Campus do
Vale. The objective is to understand how teachers and administrative staff of
INF/UFRGS recreate the process of moving from Campus Centro to Campus do
Vale, from 1989 to 1991. The theoretical frameworks are structured with the following
authors: Maurice Halbwachs, Aleida Assmann; Michael Pollak; Stuart Hall, Martin
Heidegger and Milton Santos. Our methodology is based on thematic, semistructured
interviews, and categorization of results focusing on the relationship
between space and identity. Our research pointed out that the interviewees rebuilt
through their narratives the process of change and group identity formation. The
research generated two technical productions: an informative with record of photos
and texts taken from the research and a didactic material with theoretical information
compiled during the research on computer history and Informatics.