DSpace Repository

Ferramentas da Web 2.0 nas bibliotecas universitárias: identificando novas linguagens culturais no SBUFRGS

Show simple item record

dc.contributor.author Colpo, Lenise Di Domenico pt_BR
dc.date.accessioned 2018-07-23T18:23:50Z
dc.date.available 2018-07-23T18:23:50Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/825
dc.description.abstract Percebe-se constantes mudanças na sociedade pela introdução de novas tecnologias, especialmente nas formas de relacionamento entre as pessoas. A internet possibilitou a ampliação das formas de interação, criando novos cenários e meios eficazes de comunicação. No ambiente acadêmico, as bibliotecas universitárias iniciaram a utilização de novas mídias na busca por maior interação com seus usuários e como um meio facilitador, mais abrangente na construção do conhecimento. Denominadas “ferramentas da web 2.0”, elas já fazem parte do cotidiano das bibliotecas que almejam a aproximação com o usuário cada vez mais conectado à internet. Autores como Jesus e Cunha (2012) apontam para a escassez de informações sobre a efetiva utilização dessas ferramentas nas bibliotecas do Brasil. A partir desse contexto, o presente estudo tem como objetivo geral identificar, no Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – SBUFRGS, as ferramentas da web 2.0 utilizadas atualmente na prestação dos serviços e na divulgação de informações e verificar se estas ferramentas contribuem na relação biblioteca-usuário. A pesquisa utilizou o método quanti-qualitativo: levantamento de dados na internet, contato telefônico, entrevistas e questionário. Após análise dos dados, a pesquisa seguiu para a última etapa que consistiu na elaboração do produto final, a criação de um infográfico que buscou ilustrar o uso das ferramentas da web 2.0 no SBUFRGS. Resultados indicam que apenas 43% das bibliotecas da UFRGS fazem uso das ferramentas da web 2.0, sendo o Facebook a ferramenta mais utilizada, seguido do Blog e Twitter. Conclui-se que o uso das ferramentas da web 2.0 contribuem na relação biblioteca-usuário uma vez que a utilização destas ferramentas aprimora os processos comunicativos resultando em uma maior relação de proximidade biblioteca-usuário. pt_BR
dc.description.abstract Constant changes are perceived in society by introducing new technologies, especially in the forms of relationship between people. The internet has enabled the expansion of ways of interaction, creating new scenarios and effective means of communication. In the academia, university libraries started using new medias seeking for a larger interaction with their users and also as a facilitator, more comprehensive at the knowledge construction. Named "Web 2.0 tools", they are already part of the daily lives of libraries that aims to approximate with the user increasingly connected to the internet. Authors such as Jesus and Cunha (2012) indicate the dearth of information about the effective use of these tools at the Brazilian libraries. From this context, the present study have as an general objective identify, within the library system of Universidade Federal do Rio Grande do Sul – SBUFRGS, the web 2.0 tools currently used in the provision of services and the dissemination of information and verify if these tools contribute to the library-user relationship. The study used quantitative and qualitative methods: survey data on the Internet, telephone contact, interviews and questionnaire. After the data analyzing, the research followed to the last step which consisted of the preparation of the final product, the creation of aninfographic that seek to illustrate the use of web 2.0 tools in SBUFRGS. The results indicate that only 43% of UFRGS libraries make use of web 2.0 tools, being Facebook as the most used tool, followed by the Blog and Twitter. Concludes that the use of web 2.0 tools contribute in library-user relationship since the use of these tools enhances communication processes resulting in larger proximity relation library user. pt_US
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Centro Universitário La Salle pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Biblioteca universitária pt_BR
dc.subject Biblioteca 2.0 pt_BR
dc.subject Ferramentas da web 2.0 pt_BR
dc.subject Cibercultura pt_BR
dc.subject Competência pt_BR
dc.subject Bibliotecário pt_BR
dc.title Ferramentas da Web 2.0 nas bibliotecas universitárias: identificando novas linguagens culturais no SBUFRGS pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Mangan, Patrícia Kayser Vargas pt_BR
dc.degree.local Canoas/RS pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais (PPGMSBC) pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account