A presente dissertação versa sobre o registro e a divulgação da memória
bibliográfica do Serviço Social junto à Biblioteca do Instituto de Psicologia da
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Há séculos, o homem tem na instituição
biblioteca um lugar destinado ao armazenamento, organização, disseminação e
preservação da informação registrada. Dessa forma, parte-se do reconhecimento da
biblioteca como sendo um espaço de memória, que se utiliza cada vez mais dos
aportes tecnológicos para a democratização do conhecimento, sendo este o lócus
do exercício da profissão da pesquisadora. A investigação se justifica pela ausência
de registros digitais da memória do Serviço Social, no que diz respeito ao aspecto
bibliográfico na UFRGS. Como categorias teóricas contemplam-se a memória social
e a biblioteca como espaço de memória. A pesquisa de natureza quantitativa e
qualitativa se utiliza da pesquisa documental, a partir do banco de dados (SABI),
onde se analisa o acervo existente na Biblioteca no período de 2009 a 2012, o qual
corresponde ao momento histórico de implementação do curso na Instituição. Na
pesquisa documental, identificou-se 356 títulos de livros e 41 títulos de periódicos.
Como procedimento e tratamento das informações obtidas da análise dos dados
contidos nos livros e periódicos identificados, utilizam-se o método de análise de
conteúdo e o tratamento estatístico através da distribuição de frequência. Como
produto final dessa investigação tem-se a implementação do blog intitulado Memorial
Bibliográfico do Serviço Social como espaço digital de memória bibliográfica.
This dissertation discusses about the record and dissemination of the
bibliographical memory of social work in the Library of the Institute of Psychology at
UFRGS (Federal University of Rio Grande do Sul). For many centuries, the library
has been considered as the designated place to store, organize, disseminate and
preserve registered information. This way, the library is recognized to be a space for
memory, which utilizes technology towards the democratization of knowledge, which
is also where the dissertation’s researcher works. This study is justified due to the
lack of digital data on Social Work memory, concerning the bibliographical aspect at
UFRGS (Federal University of Rio Grande do Sul). As theoretical categories, social
memory and the library are considered as memory environments. This quantitative
and qualitative research utilizes documental research from the university’s data base
(Sabi), analyzing the existing library collection from 2009 to 2012, which is when the
Social Work course was established at the university. During this documental
research, 356 book titles and 41 journals were identified. To analize the obtained
data from the identified books and journals, it was utilized the content analysis and
statistical treatment through frequency distribution. A blog was created at the end of
this investigation, which was entitled: The Bibliographical Memory of Social Work as
a digital environment for bibliographical memory.