DSpace Repository

A fotografia das pichações nas paredes do Colégio Estadual Senador Alberto Pasqualini: sensibilidades para uma educação patrimonial

Show simple item record

dc.contributor.author Arnold, Célia Margela pt_BR
dc.date.accessioned 2018-08-03T16:47:51Z
dc.date.available 2018-08-03T16:47:51Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/879
dc.description.abstract A presente dissertação intitulada A fotografia das pichações nas paredes do Colégio Estadual Senador Alberto Pasqualini: sensibilidades para uma educação patrimonial está inserida na linha de pesquisa “Memória, Cultura e Identidade do Mestrado Profissional em Memória Social e Bens Culturais”. Tem como objeto de estudo a fotografia das pichações nas paredes e no mobiliário do Colégio Estadual Senador Alberto Pasqualini, uma construção arquitetônica em estilo Art Déco, construída de 1929 a 1931, que representa um período da imigração alemã no Vale do Rio dos Sinos. A pesquisa tem como problema: de que forma a fotografia das pichações do Colégio Estadual Senador Alberto Pasqualini, no período de 2000 a 2014, podem sensibilizar a comunidade escolar para a educação patrimonial, tornando visível o prédio enquanto patrimônio? Tem como objetivo geral: sensibilizar a comunidade escolar por meio da fotografia das pichações grafadas nas paredes e no mobiliário da escola, visando à conscientização da relevância da educação patrimonial para a preservação deste prédio, bem como de outros bens culturais. Quanto ao referencial teórico, aborda-se principalmente os estudos de Roland Barthes (1984; 1990), André Bazin (1991), Rosa Dias (2011), Philippe Dubois (1994), Celso Favaretto (1999; 2010), Paulo Freire (1982; 2001; 2004), Evelina Grunberg (1995; 2007), Boris Kossoy (1972; 1980; 2001; 2007), Pierre Nora (1977; 1993), Sandra Pesavento (2003; 2005; 2007), Célia Ramos (1994), entre outros. Como metodologia, foi adotada a pesquisa documental em livros, fotografias e documentos da escola, seguida de duas entrevistas semiestruturadas com um ex-funcionário e um professor, atuante na escola, para realizar um inventário dos lugares de memória. Ainda integrando a metodologia, foi ministrada uma oficina intitulada, Fotografia como veículo de sensibilidades, com uma turma de alunos da disciplina de Artes Visuais. O produto final, uma das exigências do mestrado, será uma exposição das fotografias produzidas pelos alunos e pela mestranda, que ficarão expostas no auditório do Colégio Pasqualini por duas semanas. Pretende-se estender a mostra a outras salas expositivas de Novo Hamburgo, bem como outras cidades de imigração alemã do Vale do Rio dos Sinos. pt_BR
dc.description.abstract The dissertation title The graffiti photography on the walls of the State school Senador Alberto Pasqualini : sensitivities for a heritage education is inserted in the search line “Memory, Culture and Identity Professional Master in Social Memory and Cultural Heritage”. It aims to study graffiti photography on the walls and furniture of the State school Senador Alberto Pasqualini , an architectural construction in Art Deco style, built between 1929 to 1931, representing a period of German immigration in Vale do Rio dos Sinos. The main problem of this research is: How the graffiti photography on the walls of the State School Senador Alberto Pasqualini, from 2000 to 2014, can commove the school community for heritage education, turning out the building visible as a community heritage? Its general objective is to commove the school community through graffiti photography, spelled on the walls and school furniture, aiming the awareness of how relevant the heritage education is in order to preserve this building and other cultural heritages. The theoretical references of this paper are the studies of Roland Barthes (1984; 1990), Ándre Bazin (1991), Rosa Dias (2011), Philinpe Dubois (1993), Celso Favaretto (1999; 2010), Paulo Freire (1982; 2001; 2004), Evelina Grunberg (1995; 2007), Boris Kossoy (1972; 1980; 2021; 2007), Pierre Nora (1977; 1993), Sandra Pesavento (2003; 2005; 2007), Célia Ramos (1994) and others. Documental research in books were adopted as methodology, school’s photography and documents, followed by two semi-structured interviews with one ex-employee and one active teacher to perform an inventory of memory places. Still integrating the methodology, it was given a workshop titled, Photography as vehicle of sensitivities to a class of Visual Arts. The final product, one of the master's requirements, will be an exhibition of photographs produced by the students and the graduate student, which will be exposed in the school Auditorium for two weeks. There is an intention of extending the exhibition for other rooms in Novo Hamburgo, as well as other cities of German immigration of Vale do Rio dos Sinos. pt_US
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Centro Universitário La Salle pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Memória pt_BR
dc.subject Lugares de memória pt_BR
dc.subject Patrimônio cultural pt_BR
dc.subject Educação patrimonial pt_BR
dc.subject Sensibilidades pt_BR
dc.subject Fotografia pt_BR
dc.subject Pichações pt_BR
dc.title A fotografia das pichações nas paredes do Colégio Estadual Senador Alberto Pasqualini: sensibilidades para uma educação patrimonial pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Santos, Nádia Maria Weber pt_BR
dc.degree.local Canoas/RS pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais (PPGMSBC) pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.contributor.advisorco Fernandes, Rosa Maria Castilhos pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account