Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/4043
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorReichert, Angélica Hackenhaar-
dc.date.accessioned2024-12-27T18:44:19Z-
dc.date.available2024-12-27T18:44:19Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/4043-
dc.description.abstractImplantado na Rede La Salle no ano de 2020, o programa bilíngue We Are La Salle foi concebido com a finalidade de proporcionar aos estudantes uma experiência de aprendizagem em um ambiente bilíngue, com ênfase no aprimoramento das habilidades e competências linguísticas. Dessa forma, na presente pesquisa tem-se, como problema de investigação, o seguinte: Quais são as possibilidades e os desafios do programa bilíngue We Are La Salle para o desenvolvimento de habilidades e competências do Ensino Fundamental, previstas no eixo Oralidade da Base Nacional Comum Curricular, segundo as percepções de estudantes? A pesquisa caracteriza-se como um estudo qualitativo, do tipo estudo de caso, com um delineamento metodológico que segue a abordagem hermenêutica. O referencial teórico adotado baseia-se nos pressupostos de Hamers e Blanc (2000), que sugerem a estudantes de programas bilíngues experimentarem avanços notáveis em suas habilidades linguísticas, especialmente na fluência oral. Os instrumentos de coleta de dados incluem entrevista semiestruturada e análise documental do Programa Bilíngue We Are La Salle, em conjunto com a BNCC. A análise e interpretação dos dados foram conduzidas por meio de uma abordagem hermenêutica cuja investigação está inserida na Linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle, com financiamento da CAPES. Os resultados indicam que os estudantes do programa bilíngue apresentam melhorias tanto na compreensão durante diálogos e interações em sala de aula quanto no aumento da confiança ao se expressarem em inglês. O programa contribui para o desenvolvimento de habilidades da oralidade, previstas na BNCC, com ênfase na autonomia, fluência e segurança na comunicação.pt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.subjectBilinguismopt_BR
dc.subjectHabilidades e Competênciaspt_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.subjectPrograma Bilíngue We Are La Salle.pt_BR
dc.titlePrograma bilíngue we are la salle: possibilidades e desafios para o desenvolvimento de habilidades e competências no Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCasagrande, Cledes Antonio-
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL.docx.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.