Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/4043
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Reichert, Angélica Hackenhaar | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-27T18:44:19Z | - |
dc.date.available | 2024-12-27T18:44:19Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/4043 | - |
dc.description.abstract | Implantado na Rede La Salle no ano de 2020, o programa bilíngue We Are La Salle foi concebido com a finalidade de proporcionar aos estudantes uma experiência de aprendizagem em um ambiente bilíngue, com ênfase no aprimoramento das habilidades e competências linguísticas. Dessa forma, na presente pesquisa tem-se, como problema de investigação, o seguinte: Quais são as possibilidades e os desafios do programa bilíngue We Are La Salle para o desenvolvimento de habilidades e competências do Ensino Fundamental, previstas no eixo Oralidade da Base Nacional Comum Curricular, segundo as percepções de estudantes? A pesquisa caracteriza-se como um estudo qualitativo, do tipo estudo de caso, com um delineamento metodológico que segue a abordagem hermenêutica. O referencial teórico adotado baseia-se nos pressupostos de Hamers e Blanc (2000), que sugerem a estudantes de programas bilíngues experimentarem avanços notáveis em suas habilidades linguísticas, especialmente na fluência oral. Os instrumentos de coleta de dados incluem entrevista semiestruturada e análise documental do Programa Bilíngue We Are La Salle, em conjunto com a BNCC. A análise e interpretação dos dados foram conduzidas por meio de uma abordagem hermenêutica cuja investigação está inserida na Linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle, com financiamento da CAPES. Os resultados indicam que os estudantes do programa bilíngue apresentam melhorias tanto na compreensão durante diálogos e interações em sala de aula quanto no aumento da confiança ao se expressarem em inglês. O programa contribui para o desenvolvimento de habilidades da oralidade, previstas na BNCC, com ênfase na autonomia, fluência e segurança na comunicação. | pt_BR |
dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR |
dc.subject | Bilinguismo | pt_BR |
dc.subject | Habilidades e Competências | pt_BR |
dc.subject | Práticas Pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Programa Bilíngue We Are La Salle. | pt_BR |
dc.title | Programa bilíngue we are la salle: possibilidades e desafios para o desenvolvimento de habilidades e competências no Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Casagrande, Cledes Antonio | - |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO FINAL.docx.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.