Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/4043
Authors: | Reichert, Angélica Hackenhaar |
Title: | Programa bilíngue we are la salle: possibilidades e desafios para o desenvolvimento de habilidades e competências no Ensino Fundamental |
Keywords: | Bilinguismo;Habilidades e Competências;Práticas Pedagógicas;Programa Bilíngue We Are La Salle. |
Issue Date: | 2024 |
Publisher: | Universidade La Salle |
Abstract: | Implantado na Rede La Salle no ano de 2020, o programa bilíngue We Are La Salle foi concebido com a finalidade de proporcionar aos estudantes uma experiência de aprendizagem em um ambiente bilíngue, com ênfase no aprimoramento das habilidades e competências linguísticas. Dessa forma, na presente pesquisa tem-se, como problema de investigação, o seguinte: Quais são as possibilidades e os desafios do programa bilíngue We Are La Salle para o desenvolvimento de habilidades e competências do Ensino Fundamental, previstas no eixo Oralidade da Base Nacional Comum Curricular, segundo as percepções de estudantes? A pesquisa caracteriza-se como um estudo qualitativo, do tipo estudo de caso, com um delineamento metodológico que segue a abordagem hermenêutica. O referencial teórico adotado baseia-se nos pressupostos de Hamers e Blanc (2000), que sugerem a estudantes de programas bilíngues experimentarem avanços notáveis em suas habilidades linguísticas, especialmente na fluência oral. Os instrumentos de coleta de dados incluem entrevista semiestruturada e análise documental do Programa Bilíngue We Are La Salle, em conjunto com a BNCC. A análise e interpretação dos dados foram conduzidas por meio de uma abordagem hermenêutica cuja investigação está inserida na Linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle, com financiamento da CAPES. Os resultados indicam que os estudantes do programa bilíngue apresentam melhorias tanto na compreensão durante diálogos e interações em sala de aula quanto no aumento da confiança ao se expressarem em inglês. O programa contribui para o desenvolvimento de habilidades da oralidade, previstas na BNCC, com ênfase na autonomia, fluência e segurança na comunicação. |
metadata.dc.contributor.advisor: | Casagrande, Cledes Antonio |
Appears in Collections: | Dissertação (PPGE) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO FINAL.docx.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.