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http://hdl.handle.net/11690/4043
Autor(es): | Reichert, Angélica Hackenhaar |
Título: | Programa bilíngue we are la salle: possibilidades e desafios para o desenvolvimento de habilidades e competências no Ensino Fundamental |
Palavras-chave: | Bilinguismo;Habilidades e Competências;Práticas Pedagógicas;Programa Bilíngue We Are La Salle. |
Data do documento: | 2024 |
Editor: | Universidade La Salle |
Resumo: | Implantado na Rede La Salle no ano de 2020, o programa bilíngue We Are La Salle foi concebido com a finalidade de proporcionar aos estudantes uma experiência de aprendizagem em um ambiente bilíngue, com ênfase no aprimoramento das habilidades e competências linguísticas. Dessa forma, na presente pesquisa tem-se, como problema de investigação, o seguinte: Quais são as possibilidades e os desafios do programa bilíngue We Are La Salle para o desenvolvimento de habilidades e competências do Ensino Fundamental, previstas no eixo Oralidade da Base Nacional Comum Curricular, segundo as percepções de estudantes? A pesquisa caracteriza-se como um estudo qualitativo, do tipo estudo de caso, com um delineamento metodológico que segue a abordagem hermenêutica. O referencial teórico adotado baseia-se nos pressupostos de Hamers e Blanc (2000), que sugerem a estudantes de programas bilíngues experimentarem avanços notáveis em suas habilidades linguísticas, especialmente na fluência oral. Os instrumentos de coleta de dados incluem entrevista semiestruturada e análise documental do Programa Bilíngue We Are La Salle, em conjunto com a BNCC. A análise e interpretação dos dados foram conduzidas por meio de uma abordagem hermenêutica cuja investigação está inserida na Linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle, com financiamento da CAPES. Os resultados indicam que os estudantes do programa bilíngue apresentam melhorias tanto na compreensão durante diálogos e interações em sala de aula quanto no aumento da confiança ao se expressarem em inglês. O programa contribui para o desenvolvimento de habilidades da oralidade, previstas na BNCC, com ênfase na autonomia, fluência e segurança na comunicação. |
Orientador(es): | Casagrande, Cledes Antonio |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGE) |
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