Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/4252
Autor(es): Ávila, Caroline Janaíni Silva de
Título: O direito das crianças público alvo da educação inclusiva na educação infantil: atendimento educacional especializado
Palavras-chave: Educação inclusiva;Atendimento educacional especializado;Inclusão na educação infantil
Data do documento: 2025
Editor: Universidade La Salle
Resumo: Esta tese insere-se no campo de estudos da Memória Social e propôs um estudo sobre a ancestralidade e a manifestação da memória em contos da Literatura Afro-brasileira, tendo como recorte Olhos d'água (2014), de Conceição Evaristo; Das águas (2017), de Cristiane Sobral; e Arlinda (2017), de Fátima Trinchão. O intuito foi o de investigar que traços da memória se fazem presentes e como a ancestralidade pode ser evidenciada nessas narrativas. Por meio de uma metodologia qualitativa, o estudo tem por finalidade, um diálogo entre teóricos da Literatura Afro-brasileira, estabelecendo, em seguida, apontamentos acerca da Memória Social. Ao tecerem suas narrativas, as escritoras possibilitaram que as narradoras/personagens restabelecessem seus laços ancestrais através de traços memoriais. Identifica-se a presença da água e de orixás como traços recorrentes nas três narrativas. Esses vestígios contribuíram para os processos de rememoração e transmissão, bem como para a reconstrução da identidade negra. Por este viés, a ancestralidade atravessa diferentes conceitos, sendo entendida como um símbolo de resistência para as culturas afro-brasileiras. Também destaca-se o papel da ancestralidade como uma forma de resistência aos escravizados, operando na transmissão de bens não só econômicos, mas também simbólicos. E, por fim, o conceito de ancestralidade é constituído de práticas sociais que abrangem as relações familiares. A pesquisa também oportunizou que estudantes, cursando o 8º Ano, lessem e analisassem as narrativas, indicando traços de ancestralidade e memória. Em seguida, os estudantes produziram contos em sala de aula, tendo como referência traços da memória e da ancestralidade.
Orientador(es): Ramos, Roberto Carlos
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

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