Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/615
Authors: Fonseca, Carla Camargo da
Title: Ensino de matemática e a prática da lógica do cálculo: a proposta de Ursula Marianne Simons
Keywords: Ensino;Aprendizagem;Matemática;Lógica;Cálculo
Issue Date: 2014
Publisher: Centro Universitário La Salle
Abstract: O ensino da matemática vem sendo palco de diversos estudos na área da educação, os altos índices de reprovação, bem como o tão falado “medo da matemática”, impulsionam estudos nesse sentido, porém, poucos são os estudos no que se referem ao ensino da matemática em sua base, ou seja, a como se dá o ensino da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Assim, o objetivo dessa investigação, é perceber como se dá o ensino da matemática, no 1º ano do Ensino Fundamental, de acordo com a proposta “Lógica do Cálculo”, adaptada por Ursula Marianne Simons, que orientou sua proposta a partir dos estudos psicogenéticos de Piaget. Esse projeto de dissertação tem cunho metodológico qualitativo, optando-se pela técnica de estudo de caso. A coleta de dados acontecerá em uma escola particular da cidade de Canoas – RS, através da observação in loco, que ocorrerá em uma turma de 1º ano, e entrevistas semi-estruturadas, com cinco professores de 1º ano, e cinco pais da turma observada, todos da mesma escola. A análise dos dados será realizada tendo como base a técnica da análise textual discursiva.
metadata.dc.contributor.advisor: Felicetti, Vera Lucia
Appears in Collections:Dissertação (Educação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ccfonseca.pdf1.79 MBpdfView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.