Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/900
Authors: | Dias, Cristiano de Oliveira |
Title: | Análise de projetos político-pedagógicos das escolas que realizam a EJA na cidade de Canoas: contradições entre teoria e prática |
Keywords: | Educação;Projeto político pedagógico;Educação de Jovens e Adultos;Sistema-capital;Inédito-viável;Canoas/RS |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | Centro Universitário La Salle |
Abstract: | Esta dissertação tem por objetivo analisar o Projeto Político Pedagógico (PPP) sob a
perspectiva de uma escola que oferece a Educação de Jovens e Adultos (EJA) como
modalidade de ensino na cidade de Canoas, no estado do Rio Grande do Sul. O PPP é uma
construção humana e, por isso, possui historicidade, articulando saberes e propondo caminhos
para que se possa vislumbrar uma educação com maior qualidade no diálogo enquanto ação e
reflexão social contemporânea. A hipótese que sustenta a pesquisa pressupõe que a Educação
não é neutra e nem compensatória, portanto, o PPP carregaria em si propostas de
compreensão da realidade e deveria conter elementos que viessem a apontar, numa
perspectiva progressista do processo educacional, para uma possível e necessária superação
do sistema-capital. O capitalismo é o sistema socioeconômico hegemônico desde a Era das
Revoluções, na virada do século XVIII para o XIX, estruturado a partir da defesa e
legitimação da propriedade privada dos meios de produção, e a burguesia, a classe social que
melhor se coloca em tal contexto, pois além do controle econômico, possui também grande
força política. Nesse sentido, podemos observar a EJA, como um direito social, sob
responsabilidade do Estado, mas também como oportunidade de tomada de posição por parte
da classe trabalhadora e dos grupos sociais historicamente excluídos, no intuito de obter sua
emancipação a partir de uma proposta educativa elaborada e pensada com criticidade, como
condição de possibilidade à superação e que aponte na compreensão e superação do
capitalismo, apontando à construção de uma sociedade alicerçada na dignidade humana e na
atuação democrática de sua população e na igualdade de direitos. This work aims to analyze the Political Pedagogical Project (PPP) from the perspective of a school that offers the Youth and Adults (EJA) as a mode of education in the city of Canoas, in the state of Rio Grande do Sul PPP is a human construct and therefore has historicity, articulating knowledge and proposing ways that one can glimpse an education of higher quality dialogue as action and contemporary social thought. The hypothesis that underpins the research assumes that education is not neutral nor compensatory therefore carry the PPP itself proposals of understanding reality and should contain elements that come to point, a progressive perspective of the educational process, for a possible and necessary overcoming of the capitalist system. Capitalism is the hegemonic socio-economic system since the Age of Revolution at the turn of the eighteenth century to the nineteenth, structured from the defense and legitimacy of private ownership of means of production, the bourgeoisie, the class that best puts in such a context because beyond economic control, also has major political force. In this sense, we can observe the EJA, as a social right, under the responsibility of the State, but also as an opportunity to take a view on the part of the working class and the social groups historically excluded in order to obtain their emancipation from an educational proposal developed and designed with criticality, as a condition of possibility for overcoming and that point in understanding and overcoming of capitalism, pointing to the construction of a society founded on human dignity and democratic performance of its population and equal rights. |
metadata.dc.contributor.advisor: | Pauly, Evaldo Luis |
Appears in Collections: | Dissertação (PPGE) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
codias.pdf | 639.15 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.