Abstract:
Este é um trabalho que se insere no campo de estudos em memória social e bens culturais,
tendo como tema os “Pequenos Cantores do La Salle Canoas”. O objetivo foi compreender, a
partir das narrativas orais de seus ex-integrantes, os sentidos e significados de sua
participação nesse grupo artístico. Teoricamente, a pesquisa apoiou-se em conceitos como
memória coletiva, capital cultural e educação em espaços não formais. Trabalhou-se com
pesquisa qualitativa, utilizando a metodologia da História Oral, com o recurso de histórias de
vida de 10 ex-integrantes dos Pequenos Cantores, pesquisa documental e bibliográfica. Por se
tratar de um mestrado profissional, o produto final se constituiu na produção de um filme
documentário sobre o canto coral escolar no Brasil e dois espetáculos de canto e dança,
criados a partir das narrativas dos ex-integrantes deste Grupo Artístico Escolar (GAE). As
atividades desenvolvidas durante a pesquisa envolveram mais de 100 voluntários e
impulsionou a celebração intitulada “Cinquentenário dos Pequenos Cantores do La Salle”. Os
resultados da investigação afirmam a reprodução social por meio da aquisição de capital
cultural e a constituição de uma comunidade afetiva que produziu/produz memórias fortes e
reivindicadoras de uma determinada identidade.