DSpace Repository

A gente aprende na caminhada a traçar os caminhos e as escolhas: narrativas de professores de Estudos Sociais e de História graduados entre 1974 e 1988 no Rio Grande do Sul

Show simple item record

dc.contributor.author Chala, Ânia
dc.date.accessioned 2020-01-30T17:53:42Z
dc.date.available 2020-01-30T17:53:42Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.citation CHALA, Ânia. A gente aprende na caminhada a traçar os caminhos e as escolhas : narrativas de professores de Estudos Sociais e de História graduados entre 1974 e 1988 no Rio Grande do Sul. 2019. 236 f. Tese (Doutorado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1268. Acesso em: 31 jan. 2020. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/1268
dc.description.abstract Este trabalho foi produzido a partir de projeto de História Oral, que resultou em reconstruções memoriais de professores de História e de Estudos Sociais graduados e/ou atuantes entre os anos 1974 e 1988. O recorte temporal compreende período da ditadura civilmilitar no Brasil, quando se deu a abertura política iniciada por Ernesto Geisel e a transição democrática, concluída com promulgação da Constituição. Entre os objetivos do estudo figuram as seguintes questões: Quais suas concepções sobre o ambiente social e político em que viveram? Tinham algum conhecimento do que havia se passado nos bastidores do governo militar? Como avaliam a formação recebida na graduação e seus reflexos em sua atuação docente? Acreditam que a redemocratização tenha afetado de algum modo sua vida pessoal e profissional? Durante o seu desenvolvimento, sustento a tese de que a partir da narrativa memorialística do percurso desse grupo de docentes seja possível, guardada a subjetividade dos relatos, uma compreensão de suas experiências, da construção de sua identidade profissional e do processo de concepção a respeito da ditadura civil-militar e do ensino de História. A pesquisa foi orientada a partir de contribuições de autores do campo de estudos em memória social. Compõem a tese, uma revisão historiográfica sobre a redemocratização brasileira, destacando as questões suscitadas pela Lei da Anistia, bem como uma reflexão a respeito das políticas educacionais formuladas no regime de exceção, com foco nas leis nº. 5.540/68 e nº. 5.692/71. A partir desse exame, fiz entrevistas de história oral com seis professores que atuaram em escolas públicas e privadas do Rio Grande do Sul, utilizando o processo transcriativo. Com base na análise das narrativas e em sintonia com autores dos campos da Memória Social, da História e da História da Educação utilizados neste estudo, considero possível pensar que aquelas trazem memórias da redemocratização brasileira pela ótica de professores que viveram aquele período longe da militância dos movimentos de oposição à ditadura. Suas reconstruções memoriais refletem o percurso de estudantes que se tornaram professores em meio a um contexto político, econômico e social em transformação. As narrativas igualmente permitem entrever percalços, alegrias e frustrações experimentadas ao longo de carreiras profissionais desenvolvidas com esforço e dedicação. Os vestígios da ditadura civil-militar e do processo de redemocratização emergem em episódios narrados que envolvem arbítrios e silenciamentos, recordações sobre as comemorações cívicas da Semana da Pátria, e também a lembrança dos investimentos dos governos militares para a modernização das universidades públicas e para a consolidação de um sistema de pós-graduação. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Memória social pt_BR
dc.subject História ora pt_BR
dc.subject Docentes História – Memórias pt_BR
dc.subject Docentes Estudos Sociais – Memórias pt_BR
dc.subject Ditadura civil-militar pt_BR
dc.subject Redemocratização pt_BR
dc.title A gente aprende na caminhada a traçar os caminhos e as escolhas: narrativas de professores de Estudos Sociais e de História graduados entre 1974 e 1988 no Rio Grande do Sul pt_BR
dc.type Tese pt_BR
dc.contributor.advisor Graebin, Cleusa Maria Gomes pt_BR
dc.degree.local Canoas/RS pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Memórias Social e Bens Culturais (PPGMSBC) pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account