Abstract:
Este trabalho se insere no campo interdisciplinar das memórias sociais, cujas
narrativas sobre as práticas de professoras alfabetizadoras pretendeu evocar a
importância de utilizar estratégias e habilidades da consciência fonológica junto às
crianças em fase de alfabetização. Foram analisadas as evidências de narrativas
metodológicas de alfabetização e letramento, sob o viés das memórias sociais de um
grupo de professoras alfabetizadoras de uma escola privada. Quanto à viabilidade da
pesquisa, esse trabalho contemplou as memórias sociais de um grupo selecionado de
professoras evidenciando suas metodologias de alfabetização e letramento. A
investigação, de cunho qualitativo, foi baseada em entrevistas semiestruturadas, de
modo presencial e online, com seis professoras de pré-escola e de alfabetização.
Assim, foram analisadas as metodologias empregadas para o processo de
alfabetização e letramento, bem como, seus conhecimentos sobre a importância da
consciência fonológica neste processo. Fez-se uso da pesquisa bibliográfica e
documental, além da apresentação dos sujeitos entrevistados. A análise de conteúdo
destaca as metodologias e memórias do processo de alfabetização. Foi evidenciada,
através das narrativas memoriais metodológicas de alfabetização e letramento, sob o
viés das memórias sociais das professoras alfabetizadoras, a necessidade de
compreender a importância da inserção da consciência fonológica no processo de
ensino da alfabetização e letramento.