DSpace Repository

A relação entre consciência fonológica, alfabetização e letramento na perspectiva da memória social de professoras alfabetizadas

Show simple item record

dc.contributor.author Spohr, Fabiele Lermen
dc.date.accessioned 2021-01-20T18:33:49Z
dc.date.available 2021-01-20T18:33:49Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.citation SPOHR, Fabiele Lermen. A relação entre consciência fonológica, alfabetização e letramento na perspectiva da memória social de professoras alfabetizadas. 2020. 104 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1443. Acesso em: 20 jan. 2020. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/1443
dc.description.abstract Este trabalho se insere no campo interdisciplinar das memórias sociais, cujas narrativas sobre as práticas de professoras alfabetizadoras pretendeu evocar a importância de utilizar estratégias e habilidades da consciência fonológica junto às crianças em fase de alfabetização. Foram analisadas as evidências de narrativas metodológicas de alfabetização e letramento, sob o viés das memórias sociais de um grupo de professoras alfabetizadoras de uma escola privada. Quanto à viabilidade da pesquisa, esse trabalho contemplou as memórias sociais de um grupo selecionado de professoras evidenciando suas metodologias de alfabetização e letramento. A investigação, de cunho qualitativo, foi baseada em entrevistas semiestruturadas, de modo presencial e online, com seis professoras de pré-escola e de alfabetização. Assim, foram analisadas as metodologias empregadas para o processo de alfabetização e letramento, bem como, seus conhecimentos sobre a importância da consciência fonológica neste processo. Fez-se uso da pesquisa bibliográfica e documental, além da apresentação dos sujeitos entrevistados. A análise de conteúdo destaca as metodologias e memórias do processo de alfabetização. Foi evidenciada, através das narrativas memoriais metodológicas de alfabetização e letramento, sob o viés das memórias sociais das professoras alfabetizadoras, a necessidade de compreender a importância da inserção da consciência fonológica no processo de ensino da alfabetização e letramento. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Memória social pt_BR
dc.subject Alfabetização e letramento pt_BR
dc.subject Consciência fonológica pt_BR
dc.title A relação entre consciência fonológica, alfabetização e letramento na perspectiva da memória social de professoras alfabetizadas pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Rosa, Lúcia Regina Lucas da pt_BR
dc.degree.local Canoas, RS pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-graduação em Memória Social e Bens Culturais pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.contributor.advisorco Araújo, Margarete Penerai pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account