dc.contributor.author |
Spohr, Fabiele Lermen |
|
dc.date.accessioned |
2021-01-20T18:33:49Z |
|
dc.date.available |
2021-01-20T18:33:49Z |
|
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.identifier.citation |
SPOHR, Fabiele Lermen. A relação entre consciência fonológica, alfabetização e letramento na perspectiva da memória social de professoras alfabetizadas. 2020. 104 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1443. Acesso em: 20 jan. 2020. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/1443 |
|
dc.description.abstract |
Este trabalho se insere no campo interdisciplinar das memórias sociais, cujas
narrativas sobre as práticas de professoras alfabetizadoras pretendeu evocar a
importância de utilizar estratégias e habilidades da consciência fonológica junto às
crianças em fase de alfabetização. Foram analisadas as evidências de narrativas
metodológicas de alfabetização e letramento, sob o viés das memórias sociais de um
grupo de professoras alfabetizadoras de uma escola privada. Quanto à viabilidade da
pesquisa, esse trabalho contemplou as memórias sociais de um grupo selecionado de
professoras evidenciando suas metodologias de alfabetização e letramento. A
investigação, de cunho qualitativo, foi baseada em entrevistas semiestruturadas, de
modo presencial e online, com seis professoras de pré-escola e de alfabetização.
Assim, foram analisadas as metodologias empregadas para o processo de
alfabetização e letramento, bem como, seus conhecimentos sobre a importância da
consciência fonológica neste processo. Fez-se uso da pesquisa bibliográfica e
documental, além da apresentação dos sujeitos entrevistados. A análise de conteúdo
destaca as metodologias e memórias do processo de alfabetização. Foi evidenciada,
através das narrativas memoriais metodológicas de alfabetização e letramento, sob o
viés das memórias sociais das professoras alfabetizadoras, a necessidade de
compreender a importância da inserção da consciência fonológica no processo de
ensino da alfabetização e letramento. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade La Salle |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Memória social |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetização e letramento |
pt_BR |
dc.subject |
Consciência fonológica |
pt_BR |
dc.title |
A relação entre consciência fonológica, alfabetização e letramento na perspectiva da memória social de professoras alfabetizadas |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Rosa, Lúcia Regina Lucas da |
pt_BR |
dc.degree.local |
Canoas, RS |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-graduação em Memória Social e Bens Culturais |
pt_BR |
dc.publisher.country |
BR |
pt_BR |
dc.contributor.advisorco |
Araújo, Margarete Penerai |
pt_BR |