Abstract:
As Instituições Lassalistas são, entre outras coisas, altamente reconhecidas por muitos profissionais da educação e até mesmo por outras instituições de ensino pelos
mais de 300 anos de tradição educando seus alunos para a vida. No entanto, para a
Comunidade Lassalista, tão importante quanto ser reconhecida por especialistas da
área, é ser reconhecida entre seus alunos. Dessa forma, esta dissertação surge
para estreitar os laços entre alunos e instituição, propondo uma atualização iconográfica através do uso de grafites, com o objetivo de aproximar esses alunos dos valores Lassalistas, ou seja, aproximar jovem e tradição. Para isso, no decorrer das
pesquisas, nos apoiamos em conceitos de memória, cultura, identidade e tradição,
para que pudéssemos compreender o que leva um sujeito a se aproximar de determinadas memórias a ponto de torná-las parte de suas práticas culturais, até que finalmente essas se tornem uma tradição local. Para isso, recorremos a autores como
Jöel Candau, Maurice Halbwachs, Michel Maffesoli e Zigmund Baumann. Ao longo
dessas pesquisas, pudemos compreender que para uma tradição se estabilizar é
preciso que ela seja transmitida, incorporada e, até mesmo, alterada de acordo com
a realidade sócio-cultural existente. Dessa forma, remodelar a iconografia foi uma
maneira de realizar esta atualização necessária para que a Tradição continuasse
sendo mantida.