DSpace Repository

Educação patrimonial: práticas docentes para a preservação do patrimônio cultural no município de Brochier, RS

Show simple item record

dc.contributor.author Jung, Éber Gustavo
dc.date.accessioned 2021-05-04T18:00:46Z
dc.date.available 2021-05-04T18:00:46Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.citation JUNG, E. G. Educação patrimonial: práticas docentes para a preservação do patrimônio cultural no município de Brochier, RS. 2020. 129 f. Dissertação (mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1592. Acesso em: 04 maio 2021. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/1592
dc.description.abstract O tema desta pesquisa envolve Educação Patrimonial e insere-se na linha de pesquisa em Memória, Cultura e Identidade. A questão norteadora consiste em: Como sensibilizar o olhar de professores da rede pública de ensino para os bens culturais do município de Brochier, RS? Seu objetivo principal é construir, como produto final, um Projeto de Formação em Educação Patrimonial alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para professores das redes municipal e estadual de Brochier. Associados a este, elaborei um Caderno de apoio para o estudo sobre Patrimônio Cultural, um Guia de Bens Culturais do município de Brochier e uma página no Facebook intitulada “Memórias de Brochier” que auxiliarão na formação de professores e no trabalho dos docentes. A pesquisa teve caráter qualitativo, articulando os conceitos de memória, patrimônio e educação patrimonial, conjugando investigação bibliográfica, documental e de campo. Foi possível, a partir da análise das narrativas e dos dados levantados, a proposição de intervenção de formação de professores em educação patrimonial e a compreensão, de que é necessária, a construção de uma comunidade de conhecimento com professores e alunos, disposta a escutar moradores e a construir conhecimentos sobre o patrimônio cultural de Brochier. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Educação patrimonial pt_BR
dc.subject Patrimônio cultural pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Brochier (RS) pt_BR
dc.title Educação patrimonial: práticas docentes para a preservação do patrimônio cultural no município de Brochier, RS pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Graebin, Cleusa Maria Gomes pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account