Abstract:
Como a utilização dos vestígios memoriais pode contribuir para agregar valor à moda
produzida por brechós? É a partir dessa pergunta que este estudo foi motivado.
Norteado por esse questionamento, foi possível perceber e analisar o tema, por meio
da observação de uma empresa do ramo da moda, o brechó Bendita Traça, na Região
Metropolitana de Porto Alegre. Por meio de um aporte teórico de autores que versam
sobre moda, identidade e vestígios memoriais, foi possível verificar de que modo
esses conceitos, inseridos no contexto da memória social, podem ser positivos para
revelar o valor dos produtos e do negócio. Esse estudo foi implementado em forma de
um produto: Diagnóstico de Comunicação; que foi desenvolvido por meio da
observação do negócio na mídia social Instagram, utilizada para interagir e se
comunicar com seu público, além de entrevista (anamnese) realizada com a
empresária fundadora e responsável pela Bendita Traça. Esse material apresentará
os resultados analisados na empresa, com o intuito de contribuir para seu
posicionamento e tomada de decisões diante de ações de Comunicação Social bem
como o traçado para um futuro plano de negócio para a empresa.
Description:
Para nortear a execução desta pesquisa, foram elencados alguns objetivos, gerais e específicos, que estão descritos a seguir.