DSpace Repository

Storytelling para a identificação de estratégia como prática

Show simple item record

dc.contributor.author Gonçalo, Cláudio Reis
dc.contributor.author Borges, Maria de Lourdes
dc.contributor.author Cassol, Alessandra
dc.contributor.author Ocampo Moré, Rafael Pereira
dc.date.accessioned 2021-08-06T16:02:13Z
dc.date.available 2021-08-06T16:02:13Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.citation GONÇALO, C. R. et al. Storytelling para a identificação de estratégia como prática. RIAE, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 131-153, jan./mar. 2013. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15280. Acesso em: 06 ago. 2021. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/1963
dc.description.abstract O objetivo deste estudo é identificar conceitos e aplicações da abordagem storytelling em diferentes contextos de pesquisa. Em particular, a partir da investigação de recentes experiências com a utilização da storytelling, identificou-se uma estrutura de análise de estratégia como prática. Esta estrutura baseia-se no uso do relato de histórias para identificar o gap entre a estratégia pretendida e a estratégia realizada. O uso de histórias como um veículo para transmitir mensagens e feedbacks gerais permite que a estratégia seja compreendida por todos, em diferentes perspectivas. Sob a ótica de um ambiente organizacional complexo, a estratégia pretendida irá diferir da estratégia realizada ou praticada. Tal hiato contém um paralelismo entre o tempo da história singular, ocorrido na realização da estratégia pretendida, e o tempo do desenvolvimento do processo estratégico em si. Nesse espaço temporal, ocorrem ações individuais, as quais formam a história oral vivenciada, coerentes ou não com a intenção de viabilizar objetivos estratégicos. Este artigo pretende contribuir com a análise da estratégia como prática através da valorização de relatos de histórias desenvolvidas em diferentes resoluções de problemas e contextos organizacionais. Apresenta-se uma proposta de análise a partir do uso de storytelling, valorizada como uma abordagem capaz de identificar a evolução e o desempenho da estratégia como intenção, como implementação ou como prática. Sugere-se que esta dinâmica de análise possa potencializar a criação de uma capacidade estratégica de perseguir o futuro vislumbrado, através de uma disciplina sistemática da compreensão e reinterpretação da execução da atividade vivenciada. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Uninove pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Storytelling pt_BR
dc.subject Estratégia Pretendida pt_BR
dc.subject Estratégia como Prática pt_BR
dc.title Storytelling para a identificação de estratégia como prática pt_BR
dc.type Artigo pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account