dc.contributor.author |
Gonçalo, Cláudio Reis |
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dc.contributor.author |
Borges, Maria de Lourdes |
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dc.contributor.author |
Cassol, Alessandra |
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dc.contributor.author |
Ocampo Moré, Rafael Pereira |
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dc.date.accessioned |
2021-08-06T16:02:13Z |
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dc.date.available |
2021-08-06T16:02:13Z |
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dc.date.issued |
2013 |
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dc.identifier.citation |
GONÇALO, C. R. et al. Storytelling para a identificação de estratégia como prática. RIAE, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 131-153, jan./mar. 2013. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15280. Acesso em: 06 ago. 2021. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/1963 |
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dc.description.abstract |
O objetivo deste estudo é identificar conceitos e aplicações da abordagem storytelling em diferentes
contextos de pesquisa. Em particular, a partir da investigação de recentes experiências com a
utilização da storytelling, identificou-se uma estrutura de análise de estratégia como prática. Esta
estrutura baseia-se no uso do relato de histórias para identificar o gap entre a estratégia pretendida e
a estratégia realizada. O uso de histórias como um veículo para transmitir mensagens e feedbacks
gerais permite que a estratégia seja compreendida por todos, em diferentes perspectivas. Sob a ótica
de um ambiente organizacional complexo, a estratégia pretendida irá diferir da estratégia realizada
ou praticada. Tal hiato contém um paralelismo entre o tempo da história singular, ocorrido na
realização da estratégia pretendida, e o tempo do desenvolvimento do processo estratégico em si.
Nesse espaço temporal, ocorrem ações individuais, as quais formam a história oral vivenciada,
coerentes ou não com a intenção de viabilizar objetivos estratégicos. Este artigo pretende contribuir
com a análise da estratégia como prática através da valorização de relatos de histórias desenvolvidas
em diferentes resoluções de problemas e contextos organizacionais. Apresenta-se uma proposta de
análise a partir do uso de storytelling, valorizada como uma abordagem capaz de identificar a
evolução e o desempenho da estratégia como intenção, como implementação ou como prática.
Sugere-se que esta dinâmica de análise possa potencializar a criação de uma capacidade estratégica
de perseguir o futuro vislumbrado, através de uma disciplina sistemática da compreensão e
reinterpretação da execução da atividade vivenciada. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Uninove |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Storytelling |
pt_BR |
dc.subject |
Estratégia Pretendida |
pt_BR |
dc.subject |
Estratégia como Prática |
pt_BR |
dc.title |
Storytelling para a identificação de estratégia como prática |
pt_BR |
dc.type |
Artigo |
pt_BR |