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A musicalização como espaço de elaboração pedagógica e cultural: memórias moçambicanas como inspiração para atividades na escola Trindade em Esteio, RS

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dc.contributor.author Lopes, Ronaldo Silva
dc.date.accessioned 2021-08-19T15:48:49Z
dc.date.available 2021-08-19T15:48:49Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.citation LOPES, R. S. A musicalização como espaço de elaboração pedagógica e cultural: memórias moçambicanas como inspiração para atividades na escola Trindade em Esteio, RS. 2021. 69 f. Dissertação (mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2009. Acesso em: 19 ago. 2021. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/2009
dc.description.abstract Este estudo pretende relatar e analisar uma experiência com Musicalização Infantil em atividades desenvolvidas durante o ano de 2019, além de estabelecer um paralelo entre o pensamento de Mia Couto e as contribuições da cultura de Moçambique na criação de espaços culturais junto a Escola Municipal de Educação Básica Trindade e a Vila Pedreira, na cidade de Esteio-RS. Entrelaçando a música e mobilizações sociais, promoveu-se o diálogo com o seguinte problema de pesquisa voltado às vivências na área da educação e da psicologia: De que forma a memória do trabalho pedagógico com percussão realizado no Centro Assistencial La Salle e na Escola João XXIII, em Moçambique, pode se constituir em fio condutor para realização de oficinas na Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB Trindade), em Esteio? O objetivo geral é criar espaço de aprendizagens com a comunidade escolar da Escola Municipal de Ensino Básico Trindade, em Esteio-RS, a partir da musicalização. Para isso, o trabalho estruturou-se a partir de uma metodologia calcada na abordagem de pesquisa qualitativa com desenho metodológico estudo de caso. O estudo aborda especificamente os efeitos de oficinas de percussão realizadas junto a alunos da referida escola. Sua relação com a temática da questão étnico-racial dá-se pela experiência de seu autor como voluntário em projetos sociais e comunitários que a Universidade La Salle realiza em Beira/Moçambique e pelos estudos da cultura afro-brasileira. Os autores, dentre outros utilizados para fundamentação teórica deste trabalho, foram Maurice Halbwachs (2006), Aleida Assmann (2011), Mia Couto (2003, 2011,2012), Paulo Freire (1967,1970,1995), Pierre Nora (1993), Roland Barthes (1990), Walter Benjamin (2012), entre outros. Além dos já citados, utilizamos como base de arte, educação e musicalização infantil autores como: Alicia Maria Almeida Loureiro (2003), Maura Penna (2014) e R. Murray Schafer (2009). pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Musicalização pt_BR
dc.subject Mobilizações sociais pt_BR
dc.subject Oficina de percussão pt_BR
dc.subject Vila Pedreira pt_BR
dc.subject Escola Municipal de Ensino Básico Trindade pt_BR
dc.title A musicalização como espaço de elaboração pedagógica e cultural: memórias moçambicanas como inspiração para atividades na escola Trindade em Esteio, RS pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Rosa, Lúcia Regina Lucas da pt_BR
dc.degree.local Canoas, RS pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.contributor.advisorco Chagas, Wagner dos Santos pt_BR


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