Abstract:
A performance surge nesse ensaio como uma dimensão inquietante
e complexa, para compreendermos a dinâmica das relações do viver
fluído e intenso das interconexões digitais, considerando a emergência
da tecnociência e do agir pedagógico online. Trata-se de aprofundar os
debates hermenêuticos sobre as dimensões da performance docente com
as transformações objetivas, subjetivas e sociais das redes sociais. Afinal,
o que estamos performando em termos de ações pedagógicas, filosóficas e
políticas na cultura digital? Os desafios de uma performance docente aliada
à cultura digital revelam déficits acerca da recriação de conhecimentos e
atuação performativa do professor na areia movediça das tecnologias. Tais
provocações da atuação docente na cibercultura apontam para ambiguidades
dos processos pedagógicos nos meios virtualizados, o que demanda um
processo de reflexão que possa se expandir com potencial de conversação,
potencial de visibilidade e contradições performativas. Uma visão crítica
da pedagogia online com contrapontos e desdobramentos no exercício da
imaginação e da produção de conhecimentos requer a ação docente para
engajar-se às performances sociais, a partir de outras releituras e pesquisas.