Abstract:
: Esta pesquisa tem como tema a qualidade assistencial prestada aos professores de cursos da pós-graduação
em educação a distância (EaD). O seu objeƟ vo consiste em refl eƟ r sobre a importância da qualidade assistencial, ou
seja, do atendimento prestado aos professores de cursos de pós-graduação na Ead De uma universidade localizada
na região metropolitana de Porto Alegre. Para isso, realizamos um estudo de caso, de abordagem qualitaƟ va, o
qual teve por fonte de dados a observação e o diário de campo das autoras, além de uma revisão de literatura
sobre o tema e um quesƟ onário aplicado aos professores da modalidade. Os resultados apontam para: a) o bom
atendimento ao professor refl ete de maneira signifi caƟ va sobre a qualidade do trabalho professor; b) a equipe
de apoio e tutoria, com sua efi ciência, colabora para o bom andamento do curso como um todo; c) mesmo a
modalidade EaD sendo recente na insƟ tuição em estudo, a equipe conseguiu perceber que, com a qualidade no
atendimento prestado aos professores, o índice de sucesso e excelência é muito maior. Como considerações fi nais,
compreendemos que professor é peça-chave no êxito dos cursos EaD e, se ele esƟ ver recebendo um atendimento
de qualidade, estará apto a oferecer o melhor ao seu estudante colaborando para o bom desenvolvimento do curso
como um todo.