Abstract:
O tema do presente artigo orbita em torno do currículo e da ação do
professor na construção de valores na Educação Básica. Para tanto, o objetivo
consiste em discutir sobre a importância dos conteúdos atitudinais no currículo
e a afetividade para o desenvolvimento dos educandos e o processo de ensinoaprendizagem. A metodologia, de cunho qualitativo, buscou suas fontes em
uma revisão de literatura acerca da temática. Os resultados encontrados
apontam para: a) o trabalho pedagógico deve contemplar todas as dimensões
do currículo; b) é importante vivenciar os valores atitudinais e a afetividade em
sala de aula; c) o professor tem papel primordial nesse processo da construção
de valores. Conclui-se que a temática é necessária para a atualidade, uma vez
que busca a formação integral dos alunos e contribui para a experiência na
diversidade da sociedade. Diante do exposto, compreendemos que o currículo
precisa englobar a dimensão atitudinal, pois dará valorização a amplitude de
conhecimentos escolares no intuito da formação plena do estudante. Vemos também a importância das atitudes positivas, pois fazem parte da formação e
aprendizagem dos estudantes e assim a figura do professor se aponta como
essencial na motivação para as aprendizagens e para desenvolvimento dos
estudantes