Abstract:
O presente artigo visa analisar quais as contribuições que uma prática de ensino
fundamentada em uma abordagem lúdica a partir da contação de histórias pode
proporcionar para a aprendizagem da Língua Inglesa no 1º Ano do Ensino Fundamental.
Tomando-se por base a história The Very Hungry Caterpillar, do autor Eric Carle (1996), o estudo contempla atividades lúdicas em duas turmas de 1º Ano do Ensino
Fundamental, sendo uma delas que tem a Língua Inglesa como componente curricular
na rede privada de Caxias do Sul, e a outra em uma escola pública de Porto Alegre no
âmbito do Projeto BIBLIOTECA VIVA: espaço de apoio aos processos de ensino e
aprendizagem. Buscou-se, ainda, identificar os resultados da aprendizagem dos alunos
nas duas realidades, comparando as possibilidades das escolas pública e privada. Com
a execução da prática de ensino, evidenciou-se que, independentemente dos recursos
disponíveis ou do espaço na grade curricular, o ensino de Língua Estrangeira, no caso
a Língua Inglesa, pode acontecer sim no contexto escolar, seja ele público ou privado,
uma vez que os alunos, mesmo não dispondo de conhecimento prévio, atingiram os
objetivos previamente estipulados a partir do trabalho com os conteúdos propostos em
sintonia com a contação de uma história de forma lúdica.