dc.contributor.author |
Felicetti, Vera Lucia |
|
dc.contributor.author |
Mincato, Marina Camargo |
|
dc.contributor.author |
Spicer-Escalante, Maria Luisa |
|
dc.date.accessioned |
2022-05-24T22:40:26Z |
|
dc.date.available |
2022-05-24T22:40:26Z |
|
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.identifier.citation |
MINCATO, M. C.; FELICETTI, V. L.; SPICER-ESCALANTE, M. L. Storytelling associated to ludic in teaching and learning English. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, SP, v. 15, e4915060, p. 1-17, 2021. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4915/1195. Acesso em: 17 maio 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/2956 |
|
dc.description.abstract |
O presente artigo visa analisar quais as contribuições que uma prática de ensino
fundamentada em uma abordagem lúdica a partir da contação de histórias pode
proporcionar para a aprendizagem da Língua Inglesa no 1º Ano do Ensino Fundamental.
Tomando-se por base a história The Very Hungry Caterpillar, do autor Eric Carle (1996), o estudo contempla atividades lúdicas em duas turmas de 1º Ano do Ensino
Fundamental, sendo uma delas que tem a Língua Inglesa como componente curricular
na rede privada de Caxias do Sul, e a outra em uma escola pública de Porto Alegre no
âmbito do Projeto BIBLIOTECA VIVA: espaço de apoio aos processos de ensino e
aprendizagem. Buscou-se, ainda, identificar os resultados da aprendizagem dos alunos
nas duas realidades, comparando as possibilidades das escolas pública e privada. Com
a execução da prática de ensino, evidenciou-se que, independentemente dos recursos
disponíveis ou do espaço na grade curricular, o ensino de Língua Estrangeira, no caso
a Língua Inglesa, pode acontecer sim no contexto escolar, seja ele público ou privado,
uma vez que os alunos, mesmo não dispondo de conhecimento prévio, atingiram os
objetivos previamente estipulados a partir do trabalho com os conteúdos propostos em
sintonia com a contação de uma história de forma lúdica. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de São Carlos |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Contação de histórias |
pt_BR |
dc.subject |
Lúdico |
pt_BR |
dc.subject |
Língua Inglesa |
pt_BR |
dc.title |
Storytelling associated to ludic in teaching and learning English. |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |