Abstract:
: A Educação Superior está em constante mudança devido a globalização, aos novos
sujeitos que ingressam nos cursos de graduação e aos novos contextos emergentes. Pensando nisso,
o artigo busca responder ao seguinte problema de pesquisa: Quais são os intervenientes na escolha
e no percurso durante curso de Pedagogia por estudantes de uma instituição privada da grande
Porto Alegre? Como referencial teórico utilizou-se os conceitos de educação emergente de Velasco
e colaboradores (2017), assim como Dias Sobrinho (2014). A pesquisa apresenta abordagem
qualitativa e analisa o corpus formado pelas respostas, de um grupo de estudantes do curso de
Pedagogia, a um questionário enviado via Google Forms. Os dados foram analisados à luz da
técnica de análise textual discursiva, baseada em Moraes e Galiazzi (2016), da qual emergiu a
categoria escolha da profissão e o apoio formativo, as quais apontam para aspectos relacionados à
vida escolar pregressa dos docentes, ao afeto pela profissão e envolvimento familiar no percurso
da formação acadêmica.