dc.contributor.author |
Felicetti, Vera Lucia |
|
dc.contributor.author |
Freitas, Clodoaldo Fernandes de |
|
dc.contributor.author |
Silva, Gabriele Bonotto |
|
dc.date.accessioned |
2022-05-24T22:53:53Z |
|
dc.date.available |
2022-05-24T22:53:53Z |
|
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.identifier.citation |
BONOTTO, G. S.; FREITAS, C. F.; FELICETTI, V. L. A formação de professores em um contexto emergente. Cadernos Cajuína, [s.l.], v. 6, n.º 2, p. 38-49, 2021. Disponível em: https://cadernoscajuina.pro.br/revistas/index.php/cadcajuina/article/view/474/378. Acesso em: 17 maio 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/2961 |
|
dc.description.abstract |
: A Educação Superior está em constante mudança devido a globalização, aos novos
sujeitos que ingressam nos cursos de graduação e aos novos contextos emergentes. Pensando nisso,
o artigo busca responder ao seguinte problema de pesquisa: Quais são os intervenientes na escolha
e no percurso durante curso de Pedagogia por estudantes de uma instituição privada da grande
Porto Alegre? Como referencial teórico utilizou-se os conceitos de educação emergente de Velasco
e colaboradores (2017), assim como Dias Sobrinho (2014). A pesquisa apresenta abordagem
qualitativa e analisa o corpus formado pelas respostas, de um grupo de estudantes do curso de
Pedagogia, a um questionário enviado via Google Forms. Os dados foram analisados à luz da
técnica de análise textual discursiva, baseada em Moraes e Galiazzi (2016), da qual emergiu a
categoria escolha da profissão e o apoio formativo, as quais apontam para aspectos relacionados à
vida escolar pregressa dos docentes, ao afeto pela profissão e envolvimento familiar no percurso
da formação acadêmica. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Educação Superior |
pt_BR |
dc.subject |
Escolha da Profissão |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia |
pt_BR |
dc.title |
A formação de professores em um contexto emergente. |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |