DSpace Repository

A formação de professores em um contexto emergente.

Show simple item record

dc.contributor.author Felicetti, Vera Lucia
dc.contributor.author Freitas, Clodoaldo Fernandes de
dc.contributor.author Silva, Gabriele Bonotto
dc.date.accessioned 2022-05-24T22:53:53Z
dc.date.available 2022-05-24T22:53:53Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.citation BONOTTO, G. S.; FREITAS, C. F.; FELICETTI, V. L. A formação de professores em um contexto emergente. Cadernos Cajuína, [s.l.], v. 6, n.º 2, p. 38-49, 2021. Disponível em: https://cadernoscajuina.pro.br/revistas/index.php/cadcajuina/article/view/474/378. Acesso em: 17 maio 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/2961
dc.description.abstract : A Educação Superior está em constante mudança devido a globalização, aos novos sujeitos que ingressam nos cursos de graduação e aos novos contextos emergentes. Pensando nisso, o artigo busca responder ao seguinte problema de pesquisa: Quais são os intervenientes na escolha e no percurso durante curso de Pedagogia por estudantes de uma instituição privada da grande Porto Alegre? Como referencial teórico utilizou-se os conceitos de educação emergente de Velasco e colaboradores (2017), assim como Dias Sobrinho (2014). A pesquisa apresenta abordagem qualitativa e analisa o corpus formado pelas respostas, de um grupo de estudantes do curso de Pedagogia, a um questionário enviado via Google Forms. Os dados foram analisados à luz da técnica de análise textual discursiva, baseada em Moraes e Galiazzi (2016), da qual emergiu a categoria escolha da profissão e o apoio formativo, as quais apontam para aspectos relacionados à vida escolar pregressa dos docentes, ao afeto pela profissão e envolvimento familiar no percurso da formação acadêmica. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Educação Superior pt_BR
dc.subject Escolha da Profissão pt_BR
dc.subject Pedagogia pt_BR
dc.title A formação de professores em um contexto emergente. pt_BR
dc.type Artigo de periódico pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account