Abstract:
O artigo apresenta uma reflexão acerca da importância da formação
de professores para a qualificação dos saberes e práticas pedagógicas, além
da construção da identidade profissional e o reconhecimento dos discursos
docentes, a partir de discussões propostas no âmbito do Grupo de Estudos
Relacionados ao Estudante (Geres2
). Foram analisadas 123 teses de Programas de Pós-Graduação de Instituições de Educação Superior da Colômbia,
defendidas no período de 2006 a 2019, em cinco universidades daquele país.
Verificou-se, na análise das teses, o crescente interesse existente em torno
dos saberes teóricos, práticos e experienciais dos docentes, bem como a
relação que a pesquisa estabelece entre o conhecimento dos professores e
suas práticas em diferentes contextos educativos. Igualmente, é possível observar o interesse por centrar a investigação nas realidades e problemáticas
presentes na Educação Superior e Básica, considerando tais investigações e
graus de ensino campo propício para gerar propostas e transformações nas
políticas educativas da Colômbia.