DSpace Repository

Saberes e práticas docentes na formação continuada: análises de teses da Colômbia.

Show simple item record

dc.contributor.author Felicetti, Vera Lucia
dc.contributor.author Kucybala, Fabíola dos Santos
dc.contributor.author Veiga, Célia de Fátima Rosa da
dc.date.accessioned 2022-05-24T23:01:03Z
dc.date.available 2022-05-24T23:01:03Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.citation VEIGA, C. F. R.; KUCYBALA, F. S.; FELICETTI, V. L. Saberes e práticas docentes na formação continuada: análises de teses da Colômbia. Revista Entreideias: educação, cultura e sociedade, Salvador, BA, v. 10, n.º 2, p. 71-91, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/37196/25174. Acesso em: 17 maio 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/2962
dc.description.abstract O artigo apresenta uma reflexão acerca da importância da formação de professores para a qualificação dos saberes e práticas pedagógicas, além da construção da identidade profissional e o reconhecimento dos discursos docentes, a partir de discussões propostas no âmbito do Grupo de Estudos Relacionados ao Estudante (Geres2 ). Foram analisadas 123 teses de Programas de Pós-Graduação de Instituições de Educação Superior da Colômbia, defendidas no período de 2006 a 2019, em cinco universidades daquele país. Verificou-se, na análise das teses, o crescente interesse existente em torno dos saberes teóricos, práticos e experienciais dos docentes, bem como a relação que a pesquisa estabelece entre o conhecimento dos professores e suas práticas em diferentes contextos educativos. Igualmente, é possível observar o interesse por centrar a investigação nas realidades e problemáticas presentes na Educação Superior e Básica, considerando tais investigações e graus de ensino campo propício para gerar propostas e transformações nas políticas educativas da Colômbia. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdade de Educação UFBA pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Saberes e práticas docentes pt_BR
dc.subject Contextos educativos pt_BR
dc.subject Teses em educação da Colômbia pt_BR
dc.subject Formação continuada pt_BR
dc.title Saberes e práticas docentes na formação continuada: análises de teses da Colômbia. pt_BR
dc.type Artigo de periódico pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account