dc.contributor.author |
Felicetti, Vera Lucia |
|
dc.contributor.author |
Kucybala, Fabíola dos Santos |
|
dc.contributor.author |
Veiga, Célia de Fátima Rosa da |
|
dc.date.accessioned |
2022-05-24T23:01:03Z |
|
dc.date.available |
2022-05-24T23:01:03Z |
|
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.identifier.citation |
VEIGA, C. F. R.; KUCYBALA, F. S.; FELICETTI, V. L. Saberes e práticas docentes na formação continuada: análises de teses da Colômbia. Revista Entreideias: educação, cultura e sociedade, Salvador, BA, v. 10, n.º 2, p. 71-91, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/37196/25174. Acesso em: 17 maio 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/2962 |
|
dc.description.abstract |
O artigo apresenta uma reflexão acerca da importância da formação
de professores para a qualificação dos saberes e práticas pedagógicas, além
da construção da identidade profissional e o reconhecimento dos discursos
docentes, a partir de discussões propostas no âmbito do Grupo de Estudos
Relacionados ao Estudante (Geres2
). Foram analisadas 123 teses de Programas de Pós-Graduação de Instituições de Educação Superior da Colômbia,
defendidas no período de 2006 a 2019, em cinco universidades daquele país.
Verificou-se, na análise das teses, o crescente interesse existente em torno
dos saberes teóricos, práticos e experienciais dos docentes, bem como a
relação que a pesquisa estabelece entre o conhecimento dos professores e
suas práticas em diferentes contextos educativos. Igualmente, é possível observar o interesse por centrar a investigação nas realidades e problemáticas
presentes na Educação Superior e Básica, considerando tais investigações e
graus de ensino campo propício para gerar propostas e transformações nas
políticas educativas da Colômbia. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Faculdade de Educação UFBA |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Saberes e práticas docentes |
pt_BR |
dc.subject |
Contextos educativos |
pt_BR |
dc.subject |
Teses em educação da Colômbia |
pt_BR |
dc.subject |
Formação continuada |
pt_BR |
dc.title |
Saberes e práticas docentes na formação continuada: análises de teses da Colômbia. |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |