dc.contributor.author |
Felicetti, Vera Lucia |
|
dc.contributor.author |
Pereira, Marcelo Almeida de Camargo |
|
dc.contributor.author |
Barro, Dânia |
|
dc.contributor.author |
Trezzi, Clóvis |
|
dc.contributor.author |
Spicer-Escalante, Maria Luisa |
|
dc.date.accessioned |
2022-05-24T23:13:59Z |
|
dc.date.available |
2022-05-24T23:13:59Z |
|
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.identifier.citation |
PEREIRA, M. A. C. et al. Self-assessment: observing and analyzing the teaching practice. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 31, n.º 76, p. 7-26, 2020. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/7010/3960. Acesso em: 17 maio 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/2964 |
|
dc.description.abstract |
Este estudo apresenta os resultados da reflexão conduzida em duas aulas, por meio da
ferramenta SATS (Self-assessment of Teaching Statement). A análise qualitativa da utilização
da ferramenta foi realizada com base na gravação dessas aulas em duas IES (Instituições
de Ensino Superior) distintas, originando metatextos. A partir dos quais descreve-se o
“Aquecimento”, período inicial da aula em que se situa o estudante em relação à aprendizagem
daquele dia; e o “Desenvolvimento da Aula”, com olhar atento às características: interação
professor-aluno, uso de estratégias didáticas, tempo, e contextos reais utilizados. Os resultados
apontam para as possibilidades de reflexão em e na ação pedagógica proporcionada pela
ferramenta. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Fundação Carlos Chagas |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Processos de Ensino-Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Prática docente |
pt_BR |
dc.subject |
Autoavaliação |
pt_BR |
dc.subject |
Educação superior |
pt_BR |
dc.title |
Self-assessment: observing and analyzing the teaching practice |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |