DSpace Repository

A Matemática da confecção de roupas: da aprendizagem significativa ao vestir-se bem.

Show simple item record

dc.contributor.author Felicetti, Vera Lucia
dc.contributor.author Bitencourt, Agner Lopes
dc.contributor.author Hoernig Junior, Breno Arno
dc.date.accessioned 2022-05-24T23:30:43Z
dc.date.available 2022-05-24T23:30:43Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.citation BITENCOURT, A. L.; FELICETTI, V. L.; HOERNIG JUNIOR, B. A. A Matemática da confecção de roupas: da aprendizagem significativa ao vestir-se bem. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, SC, v. 14, n.º 2, p. 568-588, 2019. Disponível em: https://www.furb.br/atosdepesquisa/. Acesso em: 17 maio 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/2967
dc.description.abstract Este trabalho apresenta contribuições que um ambiente de modelagem matemática proporciona para a aprendizagem de conteúdos matemáticos. Ele foi desenvolvido com alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental em uma escola pública do Rio Grande do Sul. Os modelos estudados e trabalhados correspondem à modelagem de roupas, processo que perpassa pelos conteúdos de geometria e estatística corroborados pelas medidas e grandezas. Como suporte teórico optou-se pela Aprendizagem Significativa e a Modelagem Matemática. A metodologia utilizada teve abordagem qualitativa e quantitativa. Como resultados, percebeu-se maior interesse dos alunos pelos conteúdos matemáticos. A aprendizagem de conteúdos como frações, porcentagem, conceitos geométricos e estatísticos, observados tanto na elaboração dos produtos pelos alunos quanto nos resultados das avaliações, evidenciou-se, de fato, significativa a eles. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Revista Atos de Pesquisa em Educação pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Aprendizagem significativa pt_BR
dc.subject Modelagem matemática pt_BR
dc.subject Modelagem de roupas pt_BR
dc.title A Matemática da confecção de roupas: da aprendizagem significativa ao vestir-se bem. pt_BR
dc.type Artigo de periódico pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account