dc.contributor.author |
Felicetti, Vera Lucia |
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dc.contributor.author |
Bitencourt, Agner Lopes |
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dc.contributor.author |
Hoernig Junior, Breno Arno |
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dc.date.accessioned |
2022-05-24T23:30:43Z |
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dc.date.available |
2022-05-24T23:30:43Z |
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dc.date.issued |
2019 |
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dc.identifier.citation |
BITENCOURT, A. L.; FELICETTI, V. L.; HOERNIG JUNIOR, B. A. A Matemática da confecção de roupas: da aprendizagem significativa ao vestir-se bem. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, SC, v. 14, n.º 2, p. 568-588, 2019. Disponível em: https://www.furb.br/atosdepesquisa/. Acesso em: 17 maio 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/2967 |
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dc.description.abstract |
Este trabalho apresenta contribuições que um ambiente de modelagem
matemática proporciona para a aprendizagem de conteúdos matemáticos. Ele foi
desenvolvido com alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental em uma escola
pública do Rio Grande do Sul. Os modelos estudados e trabalhados correspondem à
modelagem de roupas, processo que perpassa pelos conteúdos de geometria e
estatística corroborados pelas medidas e grandezas. Como suporte teórico optou-se
pela Aprendizagem Significativa e a Modelagem Matemática. A metodologia utilizada
teve abordagem qualitativa e quantitativa. Como resultados, percebeu-se maior
interesse dos alunos pelos conteúdos matemáticos. A aprendizagem de conteúdos
como frações, porcentagem, conceitos geométricos e estatísticos, observados tanto
na elaboração dos produtos pelos alunos quanto nos resultados das avaliações,
evidenciou-se, de fato, significativa a eles. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Revista Atos de Pesquisa em Educação |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Aprendizagem significativa |
pt_BR |
dc.subject |
Modelagem matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Modelagem de roupas |
pt_BR |
dc.title |
A Matemática da confecção de roupas: da aprendizagem significativa ao vestir-se bem. |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |