Abstract:
Contar e ouvir histórias são práticas que acompanham a humanidade desde os mais remotos tempos.
As histórias fazem parte do contexto social e participam dos processos de ensino e de aprendizagem,
no contexto escolar. O objetivo da atividade aqui relatada foi de explorar a contação de histórias como
uma prática pedagógica. Na articulação de dois projetos de pesquisa desenvolvidos em cooperação
entre escola e universidade, nesse relato de experiência é apresentada a proposta dirigida aos alunos
de um 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual por meio do livro “Os sete
camundongos cegos”. A partir da pr|tica pedagógica desenvolvida em aula, das interações realizadas
e dos registros das atividades, notou-se maior comprometimento dos alunos e a potencialização do
processo de interação entre eles, com o professor e o conhecimento, contribuindo para a atribuição
de significado aos conhecimentos, ou seja, a aprendizagem dos alunos. Além disso, desencadeou o
interesse de outros professores e alunos para a realização de atividades semelhantes envolvendo a
contação de histórias.