DSpace Repository

Reflexões sobre a prática pedagógica: do contar ao fazer história no 5º ano do ensino fundamental.

Show simple item record

dc.contributor.author Felicetti, Vera Lucia
dc.contributor.author Backes, Luciana
dc.contributor.author Frison, Mayra G.R.
dc.date.accessioned 2022-05-25T15:04:23Z
dc.date.available 2022-05-25T15:04:23Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.citation FRISON, M. G. R.; FELICETTI, V. L. ; BACKES, L. Reflexões sobre a prática pedagógica: do contar ao fazer história no 5º ano do ensino fundamental. Revista Cocar, Belém, PA, v. 13, n.º 27, p. 944-962, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2878. Acesso em: 18 maio 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/2975
dc.description.abstract Contar e ouvir histórias são práticas que acompanham a humanidade desde os mais remotos tempos. As histórias fazem parte do contexto social e participam dos processos de ensino e de aprendizagem, no contexto escolar. O objetivo da atividade aqui relatada foi de explorar a contação de histórias como uma prática pedagógica. Na articulação de dois projetos de pesquisa desenvolvidos em cooperação entre escola e universidade, nesse relato de experiência é apresentada a proposta dirigida aos alunos de um 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual por meio do livro “Os sete camundongos cegos”. A partir da pr|tica pedagógica desenvolvida em aula, das interações realizadas e dos registros das atividades, notou-se maior comprometimento dos alunos e a potencialização do processo de interação entre eles, com o professor e o conhecimento, contribuindo para a atribuição de significado aos conhecimentos, ou seja, a aprendizagem dos alunos. Além disso, desencadeou o interesse de outros professores e alunos para a realização de atividades semelhantes envolvendo a contação de histórias. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade do Estado do Pará pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Ensino e aprendizagem pt_BR
dc.subject Contação de histórias pt_BR
dc.subject Educação Básica pt_BR
dc.title Reflexões sobre a prática pedagógica: do contar ao fazer história no 5º ano do ensino fundamental. pt_BR
dc.type Artigo de periódico pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account