dc.contributor.author |
Felicetti, Vera Lucia |
|
dc.contributor.author |
Backes, Luciana |
|
dc.contributor.author |
Frison, Mayra G.R. |
|
dc.date.accessioned |
2022-05-25T15:04:23Z |
|
dc.date.available |
2022-05-25T15:04:23Z |
|
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.citation |
FRISON, M. G. R.; FELICETTI, V. L. ; BACKES, L. Reflexões sobre a prática pedagógica: do contar ao fazer história no 5º ano do ensino fundamental. Revista Cocar, Belém, PA, v. 13, n.º 27, p. 944-962, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2878. Acesso em: 18 maio 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/2975 |
|
dc.description.abstract |
Contar e ouvir histórias são práticas que acompanham a humanidade desde os mais remotos tempos.
As histórias fazem parte do contexto social e participam dos processos de ensino e de aprendizagem,
no contexto escolar. O objetivo da atividade aqui relatada foi de explorar a contação de histórias como
uma prática pedagógica. Na articulação de dois projetos de pesquisa desenvolvidos em cooperação
entre escola e universidade, nesse relato de experiência é apresentada a proposta dirigida aos alunos
de um 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual por meio do livro “Os sete
camundongos cegos”. A partir da pr|tica pedagógica desenvolvida em aula, das interações realizadas
e dos registros das atividades, notou-se maior comprometimento dos alunos e a potencialização do
processo de interação entre eles, com o professor e o conhecimento, contribuindo para a atribuição
de significado aos conhecimentos, ou seja, a aprendizagem dos alunos. Além disso, desencadeou o
interesse de outros professores e alunos para a realização de atividades semelhantes envolvendo a
contação de histórias. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade do Estado do Pará |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Ensino e aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Contação de histórias |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Básica |
pt_BR |
dc.title |
Reflexões sobre a prática pedagógica: do contar ao fazer história no 5º ano do ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |