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Pode-se falar de amor na escola? La Salle e a pedagogia da infância.

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dc.contributor.author Trezzi, Clóvis
dc.date.accessioned 2022-06-01T14:24:54Z
dc.date.available 2022-06-01T14:24:54Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.citation TREZZI, C. Pode-se falar de amor na escola? La Salle e a pedagogia da infância. Revista Eletrônica Pesquiseduca, v. 13, n. 32, p. 1000-1017, 2021. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/download/1152/990/3250. Acesso em: 31 maio 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3042
dc.description.abstract O artigo desenvolve o tema do amor enquanto paradoxo antropológico presente na pedagogia de João Batista de La Salle (1651-1719). A metodologia é uma abordagem hermenêutica de escritos de La Salle, partindo da ideia de que seu pensamento pedagógico foi movido pelo mandamento cristão do amor. Investiga a origem desse pensamento, que se baseia no evangelho e na nova compreensão de infância que surgiu a partir do século XVI. Mostra que a educação que tem o amor como fundamento antropológico continua atual, e esta pedagogia humana, que dá às crianças a dignidade de pessoa, é a base da pedagogia moderna. Conclui que, enquanto elemento pedagógico, o amor na pedagogia de La Salle aparece como uma questão paradoxal, pois não exige retorno e tem como principal objetivo a formação do sujeito para a autonomia. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade Católica de Santos pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Século XVII pt_BR
dc.subject Pedagogia moderna pt_BR
dc.subject Antropologia da educação pt_BR
dc.title Pode-se falar de amor na escola? La Salle e a pedagogia da infância. pt_BR
dc.type Artigo de periódico pt_BR


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