dc.contributor.author |
Trezzi, Clóvis |
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dc.date.accessioned |
2022-06-01T14:24:54Z |
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dc.date.available |
2022-06-01T14:24:54Z |
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dc.date.issued |
2021 |
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dc.identifier.citation |
TREZZI, C. Pode-se falar de amor na escola? La Salle e a pedagogia da infância. Revista Eletrônica Pesquiseduca, v. 13, n. 32, p. 1000-1017, 2021. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/download/1152/990/3250. Acesso em: 31 maio 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/3042 |
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dc.description.abstract |
O artigo desenvolve o tema do amor enquanto paradoxo antropológico presente na
pedagogia de João Batista de La Salle (1651-1719). A metodologia é uma abordagem hermenêutica
de escritos de La Salle, partindo da ideia de que seu pensamento pedagógico foi movido pelo
mandamento cristão do amor. Investiga a origem desse pensamento, que se baseia no evangelho
e na nova compreensão de infância que surgiu a partir do século XVI. Mostra que a educação que
tem o amor como fundamento antropológico continua atual, e esta pedagogia humana, que dá às
crianças a dignidade de pessoa, é a base da pedagogia moderna. Conclui que, enquanto elemento
pedagógico, o amor na pedagogia de La Salle aparece como uma questão paradoxal, pois não
exige retorno e tem como principal objetivo a formação do sujeito para a autonomia. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Católica de Santos |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Século XVII |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia moderna |
pt_BR |
dc.subject |
Antropologia da educação |
pt_BR |
dc.title |
Pode-se falar de amor na escola? La Salle e a pedagogia da infância. |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |