dc.contributor.author |
Backes, Luciana |
|
dc.contributor.author |
Vaz, Douglas |
|
dc.contributor.author |
Oliveira, Gabrielly Da Boit de |
|
dc.date.accessioned |
2022-06-02T18:49:32Z |
|
dc.date.available |
2022-06-02T18:49:32Z |
|
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.identifier.citation |
BACKES, L.; VAZ, D.; OLIVEIRA, G. B. Ressignificação do e-book por meio da literaturalização das ciências. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, e022025, p. 1-25, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660997/27778. Acesso em: 02 jun. 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/3117 |
|
dc.description.abstract |
O artigo reflete sobre o material educativo digital desenvolvido para o
curso de Pedagogia da Universidade La Salle - Canoas. Essa proposta
emerge das experiências vivenciadas pelos autores em disciplinas
ofertadas na modalidade a distância. Para superar as dificuldades
evidenciadas nas experiências anteriores, considerando o contexto da
cibercultura encontramos como possibilidade a literaturalização das
ciências, na construção do E-book Educação, Tecnologias e Cibercultura.
A reflexão, desenvolvida no grupo de pesquisa COTEDIC
UNILASALLE/CNPq, objetiva compreender a estrutura utilizada na
construção do E-book para o curso de Pedagogia e identificar as
contribuições para aprendizagem dos estudantes. A pesquisa de natureza
qualitativa foi desenvolvida na metodologia de Estudo de Caso, com os
instrumentos: E-book, tecnologias de compartilhamento e comunicação e
ambiente virtual de aprendizagem, ou seja, os registros das ações dos
estudantes. A partir dos dados empíricos evidenciamos na literaturalização
das ciências possibilidades de estabelecer metáforas para a construção do
conhecimento. Assim como, a utilização da história para contextualizar
esses conhecimentos, problematizá-los por meio dos personagens e
explorar a representação da imersão. Destacamos, a necessidade de
ressignificar as práticas pedagógicas em congruência com o contexto
contemporâneo e intensificar a mediação pedagógica na Educação On-line. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Estadual de Campinas |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Processos de ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Educação a distância |
pt_BR |
dc.subject |
Prática pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Meios de ensino |
pt_BR |
dc.title |
Ressignificação do e-book por meio da literaturalização das ciências. |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |